A importância do desenvolvimento na primeira infância

29/11/2021 Blog, Primeira infância

O investimento e o cuidado com o desenvolvimento da primeira infância, desde a gestação e, especialmente, nos três primeiros anos de vida, está diretamente relacionado à construção de uma sociedade mais próspera. 1 milhão de sinapses se formam por segundo no cérebro de uma criança pequena. Isso significa que os estímulos recebidos durante essa fase da vida são absorvidos e contribuem para o desenvolvimento físico, intelectual e psicossocial da criança, o que pode colaborar para um adulto com capacidade de conduzir com autonomia a sua vida.

O bebê depende de cuidados constantes com alimentação, higiene, além de afeto e estímulos para seu aprendizado. A total dependência gera vivências emocionais que podem ameaçar o pleno desenvolvimento da infância. Uma maneira de fazer o bebê iniciar a vida de forma segura e calma é dar a devida atenção por meio da amamentação, dos cuidados alimentares, do acolhimento afetuoso nos braços e da fala amorosa. 

Essas e outras atividades e situações que caracterizam uma relação saudável irão promover na criança o desenvolvimento de habilidades pela experiência vivenciada, contribuindo para se tornar um indivíduo seguro e capaz de lidar com a complexidade das futuras demandas.

As regras de convivência

A importância da infância é vista no moldar do seu desenvolvimento diante de boas vivências que a criança compartilha com seus familiares. Regras de convivência são criadas e apreendidas desde a primeira infância e são fundamentais para que a criança entenda limites de segurança e convivência, respeito ao espaço de fala de outras pessoas, entre outros. 

Esse longo processo de aprendizado parte de situações simples e também mais complexas, muitas vezes de conflitos. Ao longo da sua criação, a criança começa a ganhar autonomia, responsabilidade e habilidades sociais, como empatia e paciência.

Sentimentos inicialmente desagradáveis, como frustração, surgirão, e a criança terá que lidar com eles, tendo a oportunidade de se desenvolver emocionalmente. A disponibilidade dos cuidadores para ajudar nesses processos de crescimento emocional é essencial.

Impactos negativos no desenvolvimento infantil

Quando os processos de aprendizagem e apropriação do mundo acontecem sem a orientação dos pais e cuidadores, a criança pode desenvolver dificuldades de convivência ou para lidar com as suas emoções. 

A criança pode tornar-se adulto com poucas habilidades para enfrentar e administrar adversidades cotidianas, uma baixa tolerância à frustração, além de comportamentos que irão prejudicá-la no seu desempenho como ser social. Seus relacionamentos irão sofrer diante de necessidades de ajustes, e seu desempenho como pessoa também sofrerá sensíveis prejuízos.

Uma criança que dispõe de todos os serviços e acessos para o desenvolvimento integral durante a primeira infância tem mais chance de se tornar adulto responsável, saudável e produtivo na sociedade. Os primeiros anos de vida vão influenciar toda a vida dos indivíduos, e por isso desenvolver programas e projetos para esse público é tão importante para os governos e sociedade.

Além dos cuidadores primários

Com o devido suporte dos seus cuidadores mais próximos, bebês e crianças pequenas também dependem de políticas públicas que impulsionam seu desenvolvimento infantil. Políticas públicas nos âmbitos federal, estadual e municipal vêm se desenvolvendo de modo integrado. Há bons exemplos de investimento na primeira infância sendo implementados por cidades que integram a Rede Urban95.

Projetos executados em décadas anteriores em populações com alto índice de vulnerabilidade infantil mostraram evidências de que investir na primeira infância é altamente impactante em curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento da cidade e formação de cidadãos conscientes.

Investir nos cuidadores com boas oportunidades de vida também, entre os impactos do investimento na primeira infância estão: o aprendizado escolar elevado; menos delinquência e uso de álcool e drogas; bom desempenho profissional na idade adulta, entre outros. Uma educação de qualidade, que abrange a vida integral da criança desde os primeiros anos da vida, além de uma assistência de saúde adequada, espaços públicos seguros e lúdicos fazem a diferença nesse processo de desenvolvimento infantil.