Caruaru comemora a criação de dois parques naturalizados como iniciativas pilotos na cidade

Parques naturalizados são espaços públicos vinculados a escolas e voltados ao lazer e também ao desenvolvimento infantil. A Rede Urban95 Brasil, iniciativa dedicada à primeira infância da Fundação van Leer, lançou um vídeo para divulgar a criação de dois desses parques na cidade pernambucana de Caruaru.

As novas áreas foram criadas a partir de conceitos da Urban95 na Belmiro, na Via Ferroviária, região central da cidade, e no Monte Bom Jesus, e são considerados projetos-piloto na cidade. Eles foram viabilizados a partir de um recurso-semente oferecido pela fundação, explica Swami Lima, secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da prefeitura.

Crianças brincam no parque naturalizado Monte Bom Jesus, em Caruaru. Créditos: Lucio Omena/Prefeitura de Caruaru

Ursula Troncoso, consultora da Urban95, explica que a Rua Belmiro foi escolhida para dar visibilidade ao projeto, e que o parque no bairro de Monte Bom Jesus, em outra escala, funciona conectado com a comunidade e com as crianças da Escola Municipal Duque de Caxias.

João Paulo Cepa, secretário municipal de Educação e Esportes, frisa que a criação dos parques naturalizados é um trabalho aliado à educação: “São frutos de uma conexão e de uma escuta com a comunidade, buscando entender o que eles esperam da escola, para além das paredes, do muro, do que acontece na sala de aula.”

Escadas de madeira aproveitada da poda urbana são sugestões para os parques naturalizados. Créditos: Lucio Omena/Prefeitura de Caruaru

Maria Aparecida do Nascimento, gestora da escola, explica que os professores fizeram as crianças entenderem sua relação com a cidade e a natureza por meio de desenhos e maquetes onde reproduziram o caminho de casa para a escola. “A Urban trouxe uma alegria muito grande”, disse ela, garantindo que as crianças ficaram felizes de tirar o cinza e trocar pelas cores.

O projeto usou materiais que seriam descartados, como o resíduo da poda de árvores, explica Ytalo Farias, secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade. Confira o vídeo completo

“Foi uma maneira de fazer a árvore permanecer no espaço, marcando presença na comunidade, já que ela estava havia mais de 40 anos no local”, completa Aurílio Barbosa, paisagista, sócio-proprietário da Verd’Fica e envolvido no projeto.

A prefeita de Caruaru à época do lançamento dos parques, Rachel Lyra, explica que o objetivo é permitir que as crianças possam brincar e também se desenvolver em sua plenitude.

“Na nossa formação, não somos direcionados a olhar a criança”, relata Marcella Rodrigues, arquiteta e urbanista da prefeitura. Segundo ela, os conceitos oferecidos pela Urban95 e pelo Instituto Alana ressignificaram a visão, trazendo um novo olhar, que começa a sensibilizar e mostrar que tudo começa na infância. “Inclusive a relação entre a criança e o espaço da cidade”, diz.

Andreza Ferreira, gerente de primeira infância da prefeitura e também mãe e moradora, afirma que o parque naturalizado é importante para ajudar a criança a criar vínculos com o pai, a mãe e as outras crianças, principalmente depois do período da pandemia, interagindo com elementos da natureza.