Caruaru é a primeira cidade da Rede Urban95 a receber um alerta de risco no projeto alertas primeira infância

Caruaru recebeu nesta semana no dia 8/12 a visita de Filipe Rocha, do Instituto de Tecnologias Geo-Sociais (ITGS), para validar os resultados do primeiro alerta de risco implantado pelo projeto Alertas Primeira Infância no município. Além da validação do alerta “criança fora da escola”, foram discutidas possíveis ações de resposta e verificados outros importantes dados para a primeira infância no município.

Resultados do alerta serão utilizado no projeto municipal Criança na Creche

O trabalho intersetorial envolveu as secretarias de planejamento (SEPLAG), saúde (SMS), educação (SEDUC) e assistência social (SDSDH), além de visitadores do programa Criança Feliz. A partir da integração de dados do E-SUS, Cadastro Único, Bolsa Família, matrículas escolares e lista de espera da educação foi possível identificar pela plataforma quais crianças do município não estão matriculadas na rede municipal de ensino e que também não constam nas listas de espera por vagas.

Partindo de um caso identificado pelo alerta, foram discutidos os atuais protocolos de busca ativa realizada tanto pela educação quanto pelo programa Criança Feliz, e também o papel da plataforma no monitoramento do caso, concentrando o registro das informações geradas no acompanhamento das equipes.

Os resultados do alerta serão utilizados no programa municipal Criança na Creche, que visa colocar crianças em vulnerabilidade nas escolas. Desta forma, os resultados do projeto colaboram na otimização das buscas ativas da educação e da assistência social e auxiliam Caruaru no desafio de levar crianças para a educação infantil nas unidades de ensino que já estão construídas.

Servidoras e ITGS discutem monitoramento do alerta

SOBRE O PROJETO ALERTAS PRIMEIRA INFÂNCIA

Fruto da parceria entre o Instituto de Tecnologias Geo-Sociais (ITGS) e a Fundação Bernard van Leer, o Projeto Alertas Primeira Infância tem como objetivo fortalecer a cultura de dados e identificar crianças e gestantes em situação de risco nos municípios da Rede Urban95. Por meio de uma plataforma de integração de dados que incorpora a perspectiva dos serviços públicos municipais, o projeto visa apoiar os municípios no desenvolvimento de ações de cunho tecnológico que melhorem e monitorem a qualidade de vida na primeira infância.