Caruaru (PE) inaugura parque naturalizado no Monte Bom Jesus

A cidade de Caruaru (PE) inaugurou em novembro o segundo parque naturalizado com o objetivo promover o contato das crianças com a natureza e, ao mesmo tempo, tornar a rota de casa para a escola mais segura, iluminada, sinalizada e divertida.

O território escolhido para ser o parque naturalizado piloto na cidade de Caruaru foi o Monte Bom Jesus, inserido no coração da cidade e reconhecido espaço de visitação aos finais de semana por moradores e turistas.

As crianças de Bom Jesus brincando no novo parque naturalizado do bairro

“As paisagens naturais para o brincar ajudam as cidades, já que têm um custo menor para serem implantadas porque reaproveitam material e ampliam as áreas verdes. Isso propicia vários serviços ambientais, como solo permeável, para evitar enchentes, bem como vegetação para regular a temperatura e para purificar o ar. Podemos dizer que são uma solução baseada em natureza ideal para as infâncias”, explicou o secretário de Planejamento, Gestão e Orçamento, Swami Lima em entrevista ao portal G1.

O Monte Bom Jesus é uma elevação geográfica, com 88 metros acima do nível médio da cidade de Caruaru e com 630 metros de altitude, o que garante uma visibilidade considerável a partir de muitos locais do município, assim como, propicia uma bela vista panorâmica da cidade.

“O Parque Naturalizado do Monte Bom Jesus surge como uma oportunidade única de integrar o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ao espaço público e à comunidade existente, permitindo que as aulas possam acontecer ao ar livre, valorizando e ressignificando o processo de aprendizado, aproximando as crianças da natureza e da morfologia muito particular desse território”, aponta a consultoria Ciranda da Vida, responsável pela implementação dos parques naturais da cidade de Niterói (RJ).

A prefeitura destaca também que a escolha teve ligação direta com a própria configuração do espaço escolar e da possibilidade de desenvolver o conceito do “Desemparedamento da Infância” e da aplicação da Caixa de Ferramentas do Programa Pé de Infância, que promove a transformação dos ambientes escolares por meio de brincadeiras, pinturas e mensagens lúdicas, de modo a favorecer um melhor ambiente para o ensino e aprendizagem e do próprio contexto urbanístico da comunidade.

Parque Naturalizado Bom Jesus é inaugurado

O Parque Naturalizado do Monte Bom Jesus também foi escolhido porque existia a disponibilidade de terreno adjacentes do CMEI e quadra da escola.

O processo de  construção do parque contou com formação contínua dos representantes das equipes da prefeitura, escuta das crianças a partir de rodas de brincadeiras brasileiras, roda de conversas e recepção de famílias em conjunto com as educadoras do CMEI e realização de piquenique com a comunidade em parceria com a CMEI e a prefeitura. Para as crianças, o primeiro parque naturalizado de Caruaru dispõe de escultura escalável com troncos de algarobeira e esculturas em madeira e barro.

Confira mais imagens no instagram.