‘Cresça com Seu Filho’ promove o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação

Com uma trajetória consistente de políticas públicas voltadas à primeira infância, a cidade de Fortaleza (CE) vem se destacando em projetos e programas que já são referência nacional. Exemplo disso é o ‘Cresça com Seu Filho/Criança Feliz’, que visa ao desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os três anos de idade. Na prática, consiste em promover visitas às casas de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Entre os objetivos do programa estão potencializar os conhecimentos e habilidades de mães, pais e cuidadores para promover o desenvolvimento das crianças em todas as dimensões; fortalecer os vínculos familiares em benefício das crianças, prevenindo situações de violência; favorecer a entrada das famílias na rede de proteção oferecida pela prefeitura; e, finalmente, monitorar e avaliar indicadores relativos ao desenvolvimento da criança na primeira infância.

Potencializar conhecimentos e habilidades de cuidadores para promover o desenvolvimento das crianças em todas as dimensões é o objetivo do ‘Cresça com Seu Filho’ (Crédito: Felipe Cardoso/Urban95 Brasil)

Na ponta final do processo está o agente comunitário de saúde, sob supervisão de um enfermeiro de saúde da família ou um supervisor intersetorial. “A estratégia é muito relevante por atender às famílias mais vulneráveis do território e por ser transversal à atenção primária. São os enfermeiros e agentes das equipes da estratégia saúde da família, os quais já possuem vínculo com a comunidade, que realizam o acompanhamento às gestantes e às crianças, utilizando a metodologia do programa através de visitas domiciliares” diz Emanuelle Carneiro Melo, responsável técnica pelo Cresça com Seu Filho/ Criança Feliz na Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza.

Algumas microáreas que não têm agente comunitário são atendidas por visitadores domiciliares e supervisores vinculados à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). Segundo Emanuelle, eles contam com um guia para a realização de cada visita domiciliar, orientando o profissional em cada uma das atividades.

O programa recomenda que as visitas sejam semanais para as crianças e mensais para as grávidas.

Podem ter acesso ao programa todas as famílias com gestantes e crianças até 3 anos, independentemente de renda familiar ou de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). No caso das crianças, são selecionadas as mais vulneráveis. Em relação às gestantes, todas são consideradas.

O programa está em processo de expansão, e o objetivo da prefeitura é implantá-lo em todos os postos de saúde.

“As famílias que são acompanhadas pelo programa e os próprios agentes que as acompanham relatam os avanços que observam no desenvolvimento da criança no decorrer das visitas semanais que recebem. É muito gratificante ouvir esses depoimentos”, complementa Emanuelle.