Projetos de mudança de comportamento para a primeira infância

14/12/2021 Blog, Primeira infância

Como mobilizar a comunidade para transformar as cidades na direção desejada

A Urban95 incentiva as cidades a pensarem ambientes urbanos mais lúdicos, interativos e instigantes para bebês e crianças pequenas, pois é consenso o potencial positivo de experiências interessantes para o desenvolvimento na primeira infância. As crianças pequenas precisam de conexão afetiva, interações positivas e com significado para que possam crescer seguras e se tornem adultos confiantes. 

No desafio de transformar teoria em prática, as intervenções urbanas e lúdicas e implementação de áreas verdes ou parques naturalizados são formas das cidades melhorarem a qualidade de vida de suas crianças. As ruas das cidades podem ser espaços convidativos para bebês, crianças pequenas e cuidadores, de quem os pequenos dependem para circular pela cidade e usufruir de experiências mais interessantes. 

No âmbito das políticas públicas, é possível oferecer aos cuidadores projetos e eventos com contação de histórias, música ou teatro para crianças pequenas, ou ainda programas específicos para que os cuidados responsivos sejam de alta qualidade. Apoiar os cuidadores é uma obrigação de todos os gestores, planejadores urbanos e toda a sociedade.

Um Pé de Infância nas cidades Urban95

Intervenções com foco na mudança de comportamento no cuidado com crianças na primeira infância

Em parceria com os especialistas em mudanças de comportamento da organização Allma Hub Criativo, a campanha Pé de Infância fornece às cidades parceiras da Rede Urban95 no Brasil um kit de ferramentas de materiais de comunicação e estratégias que buscam promover interações positivas entre os cuidadores, seus bebês e crianças pequenas. 

O kit pode ser utilizado de formas diferentes pelo poder público, por professores, cuidadores e famílias de bebês e crianças pequenas. Ou seja, a proposta é apoiar todos os públicos que podem contribuir para o desenvolvimento integral das crianças nesse processo de aprendizado inicial. Tudo para criar uma caixa de ferramentas que ajude cuidadores de crianças pequenas a incluírem 3 comportamentos fundamentais em suas rotinas: brincar, cantar e contar histórias diariamente durante a primeira infância.

O Pé de Infância faz parte do eixo de mudança de comportamento nos espaços públicos e nas oportunidades que moldam os primeiros seis anos cruciais da vida das crianças, com ações para incentivar o cantar, brincar e contar histórias para os pequenos todos os dias, em casa e ao ar livre. O projeto contou, por um lado, com premissas científicas, com cartografias afetivas das comunidades, participação de gestores dos municípios e participação de especialistas em primeira infância.

Escuta da população, uso de linguagem visual e verbal acessível 

Uma caixa de ferramentas com ações e produtos para apoiar a gestão fundamental e municipal da primeira infância

Tudo no Pé de Infância tem o objetivo de ser simples como uma brincadeira de criança, para atrair, provocar interesse e engajar as pessoas no cuidado dos bebês e crianças pequenas. O projeto já foi trabalhado em diversas cidades da Rede Urban95 Brasil, como Jundiaí (SP), Fortaleza (CE) e Ubiratã (PR). Integrantes da Rede Urban95 disponibilizam para os municípios estratégias e peças de comunicação de materiais institucionais; mudança de comportamento para a primeira infância; e guias de operação e implementação.

As ferramentas escolhidas para incentivar a mudança de comportamento para a primeira infância são voltadas ao contar histórias, cantar e brincar. O objetivo é estimular os cuidadores a praticarem esses comportamentos em casa e também nos espaços públicos, tornando-os parte do cotidiano dos bebês e das crianças pequenas. O uso de uma linguagem visual e verbal acessível para a população em geral ajuda a universalizar essas práticas, a partir de uma caixa de ferramentas com ações e produtos para apoiar o desenvolvimento da primeira infância.