Rede da primeira infância Urban95 é criada no Brasil com 14 cidades

Iniciativa lançada pela Fundação Bernard van Leer e o Instituto Cidades Sustentáveis tem o objetivo comum de desenvolver e fortalecer programas e políticas para a primeira infância no país

Já imaginou como é enxergar a cidade a partir da perspectiva de 95 cm de altura? A rede Urban95 reuniu onze cidades brasileiras para fortalecer, ampliar e desenvolver programas e políticas públicas para a primeira infância no País. A iniciativa da Fundação Bernard van Leer, em parceria com o Instituto Cidades Sustentáveis, foi lançada na terça-feira, 07/07.
“Acreditamos firmemente na necessidade de colocar as crianças no centro das políticas públicas, quando pensamos e desenhamos cidades. É fantástico ter esta quantidade de parceiros estratégicos disponíveis para caminhar conosco”, celebra Andreia Torres, diretora de programas da Fundação Bernard van Leer.
O projeto apoiará os municípios na realização de um diagnóstico detalhado sobre a experiência e acesso de crianças e bebês às cidades, oferecendo dados que poderão embasar a construção de políticas públicas mais acertadas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais.
“Será um grande passo para a qualidade de vida das gerações futuras. Teremos eleições este ano e a construção de políticas públicas que garantam a continuidade desse tema é fundamental. É bom ressaltar a importância dessas lideranças das cidades, no estímulo à implementação de ações. Nesse sentido, é um cuidado com o presente que dialoga com o futuro”, afirma Jorge Abrahão, coordenador-geral do Instituto Cidades Sustentáveis.
Foto:    Bernard Hermant (Unsplash)
Participaram do encontro online de lançamento prefeitas, prefeitos e secretários das cidades envolvidas: Aracaju (SE), Brasiléia (AC), Campinas (SP), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Pelotas (RS) e Ubiratã (PR).
Deram as boas-vindas os três municípios que já desenvolveram projetos para a primeira infância, em parceria com Urban95: Boa Vista (RR); Recife (PE); e São Paulo (SP). Além de parceiros estratégicos, como o Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento (ITDP), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o WRI Brasil e consultores especializados em primeira infância.
A partir de agora, essas cidades terão apoio técnico nos temas de urbanismo, mobilidade, gestão de dados, ciência do comportamento, comunicação com foco em crianças pequenas e seus cuidadores e uma consultoria para o aprimoramento de políticas e programas oferecidos por especialistas na área.
Também haverá apoio à implementação e monitoramento de Planos Municipais pela Primeira Infância, visando à garantia de que a agenda para a primeira infância seja priorizada continuamente pelos gestores públicos.