Cascavel (PR) está investindo na criação de espaços naturalizados em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e parques, com previsão de implementar 10 espaços até o final de 2024. Os primeiros passos dessa iniciativa foram dados no mês de março de 2023, com a entrega dos dois primeiros locais.
O primeiro deles é um pátio naturalizado, inaugurado dia 20, no CMEI Maria Vaz Meister. O espaço conta com um trepa-trepa feito de troncos, um escorregador de madeira instalado no declive do terreno e uma mini-cozinha, incentivando as crianças a interagir com elementos naturais.
No dia 23, foi a vez de inaugurar um espaço naturalizado para brincar dentro do Parque Tarquínio. O local tem uma variedade de elementos naturais para os pequenos explorarem, incluindo fontes de água. O parque fica ao lado do CMEI Stanislava Boiarski Bartinick, que irá utilizar o local para atividades cotidianas.
Os projetos tiveram consultoria do Coletivo Taboa e apoio do CECIP Centro de Criação de Imagem Popular. Gui Blauth e Julia Berro, do Coletivo Taboa, estiveram na cidade, onde trabalharam para sensibilizar as equipes de educação e de assistência social sobre o uso de espaços ao ar livre e da natureza como oportunidades educativas.
Os projetos estão sendo desenvolvidos de forma intersetorial, incluindo as secretarias municipais de Educação, de Assistência Social e de Meio Ambiente.