A Rede Urban95 apresenta os Cadernos de Boas Práticas, uma série de 3 volumes que reúne exemplos de intervenções físicas, programas, serviços e políticas públicas para a primeira infância nas cidades brasileiras que fazem parte da Rede. São dezenas de práticas inspiradoras para mobilizar gestores públicos de todo o Brasil a pensar suas cidades sob a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores. Cada caderno aborda um dos eixos de atuação da Urban95:
Volume 1 – Espaços públicos e natureza
Volume 2 – Programas e serviços
Volume 3 – Governança e sustentabilidade
A publicação reúne informações básicas e exemplos de Soluções Baseadas na Natureza que podem ser aplicadas para melhorar a qualidade ambiental e a vida urbana, com foco na primeira infância e em territórios vulnerabilizados. Destinado a gestores, técnicos, profissionais e lideranças comunitárias, o material propõe combinar instruções técnicas ao conhecimento local como uma estratégia para repensar os modelos das cidades brasileiras e mudar a perspectiva de territórios vulnerabilizados, que são os mais impactados pela crise climática. O material foi desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ateliê Navio e Rede Brasileira de Urbanismo Colaborativo, com apoio da Urban95.
Este conjunto de materiais desenvolvido pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, em parceria com a Fundação Van Leer, visa apoiar gestores públicos na construção e manutenção de brinquedos e mobiliários naturalizados, com sugestões para criar políticas públicas, dicas para escolher os locais, e para monitorar e avaliar os projetos. Além de um guia passo a passo, o conjunto contém modelos de placa de sinalização e tabelas descritivas de mobiliário.
Conheça os materiais.
As quatro publicações constituem o conjunto de Guias para o Desenvolvimento de Bairros Amigáveis à Primeira Infância (BAPIs). Desenvolvidos em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), oferecem ferramentas e conhecimentos baseados na realidade brasileira para que gestores urbanos e projetistas possam incluir a perspectiva da primeira infância e de seus cuidadores no planejamento, no desenho urbano e na gestão dos bairros.
Criada pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, a publicação defende a construção de parques naturalizados para aproximar crianças em contexto urbano da natureza. No livro, gestores e equipes técnicas encontram sugestões de como criar projetos e políticas públicas que contemplem parques e pátios naturalizados, além de dicas de como escolher os locais, fazer a manutenção e chamar a comunidade para se apropriar desses espaços verdes.
A publicação realizada pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), a Prefeitura de Recife e a Fundação van Leer, com elaboração do Estúdio +1, traz diretrizes conceituais, técnicas e boas práticas para fomentar a criação de praças para a primeira infância na capital de Pernambuco. Reconhecendo a importância desses espaços para as crianças da cidade, o guia indica possíveis estruturas e estratégias para o desenvolvimento de novos espaços.
Esta publicação do Criança e Natureza, programa do Instituto Alana, apresenta um passo a passo do processo de intervenção no espaço público das cidades de Griesheim e Brühl, na Alemanha, que levou em conta a participação e os interesses de crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. O guia detalha etapas do planejamento e a identificação de rotas relevantes, mapeadas por crianças e idosos, que resultaram na escolha dos locais para a instalação de objetos para brincar e sentar.
O caderno reúne políticas e iniciativas para a primeira infância das 28 cidades que fazem parte da Rede Urban95 no Brasil. As experiências se encaixam nos eixos de espaços públicos e natureza, programas e serviços e também sustentabilidade e governança, relatando etapas de implementação, resultados, orçamento, atores envolvidos na realização das ações, além de recomendações para outras cidades. A publicação, que foi utilizada nas dinâmicas com representantes da cidades que participaram do Encontro Urban95 2023, foi feita pelo CECIP Centro de Criação de Imagem Popular.
A segunda edição da JOPI foi desenhada para apoiar supervisores e multiplicadores na orientação e capacitação dos visitadores do Programa Criança Feliz para o atendimento às famílias gestantes, com crianças até 3 anos e com crianças até 6 anos do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A experiência de aprendizagem é multiformato – audionovelas, vídeos, textos e quizzes – em uma plataforma virtual de aprendizado rápido com navegação em formato de redes sociais. A jornada é constituída por 4 trilhas: Gestante, Uso de telas, Criança com deficiência e a trilha bônus Liderança.
A publicação da iniciativa Urban95 traz 10 diretrizes prioritárias para garantir os direitos de crianças pequenas, famílias e seus cuidadores nas cidades durante as eleições municipais. Essas diretrizes ajudarão os candidatos a incluir essa temática em suas campanhas, planos de governo e investimentos futuros, qualificando o debate público.
Esta publicação é dedicada a parquinhos, praças e parques e levanta questões pertinentes às necessidades de crianças de 0 a 3 anos e de seus cuidadores. Em vez de chegar a conclusões definitivas, fornece princípios e sugestões para inspirar administradores públicos, legisladores, projetistas e cidadãos a explorar ideias novas e criativas. O guia é parte do projeto Istanbul95.
A publicação sistematiza o programa Flor do Mandacaru, iniciativa da Secretaria de Saúde de Sobral (CE) dentro da Estratégia Trevo de Quatro de Folhas, que promove educação sexual e ações de prevenção de gravidez na adolescência. O guia detalha como a metodologia nasceu, o papel da escuta sensível no acolhimento de adolescentes, como são construídas as oficinas e os atendimentos individualizados do programa, e o direcionamento de serviços quando acontece a gravidez, com atividades construídas nos princípios de diálogo e empatia. A publicação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, com apoio da Fundação Van Leer e do CECIP, e coordenação editorial da Samambaia Comunicação, sob coordenação de Paula Perim.
Download de jogos disponíveis na publicação.
A caixa de ferramentas criada pela parceira técnica Allma Hub dentro da iniciativa Urban95 foi criada para situações críticas que envolvem enchentes e crianças pequenas. Elas tem como objetivo acolher e instrumentalizar a equipe da linha de frente do cuidado, apoiar os cuidadores para lidar com as crianças que viveram o trauma, e ajudar a criança a elaborar o luto, organizar as emoções, e cuidar da relação dela com os rios e com a natureza.
A publicação Caminhos da Primeira Infância em Sobral (CE) reúne em dois volumes as experiências e aprendizados do município cearense no desenvolvimento de projetos voltados à primeira infância, em parceria com a Rede Urban95 e o CECIP — Centro de Criação de Imagem Popular.
Volume 1 – Entornos Escolares Seguros
O volume 1 explora boas práticas de espaços urbanos acessíveis e acolhedores ao redor de creches e escolas, como a Praça da Primeira Infância do Sumaré.
Volume 2 – Espaços Naturalizados
O volume 2 ressalta práticas de áreas verdes e naturais, como o pátio do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Helena Cela Magalhães.
O guia apresenta um caminho prático para transformar vias urbanas em espaços seguros e livres de trânsito, onde crianças e famílias possam brincar e conviver com autonomia. A publicação explica por que essa iniciativa é importante, como implementá-la e traz materiais de referência e estudos de caso inspiradores para que gestores públicos possam levar essa transformação para suas cidades, priorizando as pessoas em vez dos automóveis e resgatando o brincar livre nas ruas. O guia foi desenvolvido pelo Ateliê Navio, parceiro técnico da Urban95.
Este material sistematiza a principal política pública voltada à primeira infância da cidade de Colinas (RS): o programa Colinas 1000 Dias. O guia apresenta a história, os resultados e o funcionamento dessa iniciativa intersetorial, que promove a saúde, o desenvolvimento pleno e os vínculos afetivos desde a gestação até os seis anos de idade da criança. A publicação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Habitação de Colinas, com o apoio do CECIP — Centro de Criação de Imagem Popular.
Este guia apresenta a proposta de implementação de pátios naturalizados nas unidades de educação infantil da rede municipal de ensino da capital baiana, com base no passo a passo do projeto piloto realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) União Boca do Rio. O material mostra como a inclusão de elementos naturais pode transformar os pátios em verdadeiros laboratórios vivos, onde a natureza desempenha o papel de educadora, sendo a intersetorialidade como o principal motor para viabilizar essa transformação. O guia foi desenvolvido pelo Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (NEAPI), vinculado à Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Salvador, junto com o CECIP — Centro de Criação de Imagem Popular.
O guia desenhado pelo Estúdio +1 em parceria com a prefeitura de Boa Vista (RR) e a AVSI Brasil, dentro da iniciativa Urban95, serve de base para a implantação dos parques naturalizados, abordando desde a escuta ativa das comunidades locais, especialmente das crianças, até a identidade, projetualidade, mobiliário, paisagismo, construção, implementação, ativação e uso do espaço. Cada elemento foi pensado com cuidado e zelo, levando em consideração as características únicas da região de Boa Vista, cultura e forma de brincar locais das crianças.
A nova caixa de ferramentas criada pela parceira técnica Allma Hub dentro da iniciativa Urban95 convoca os homens cuidadores a exercer uma paternidade ativa, cuidando de seus bebês, das(os) companheiras(os), olhando para sua saúde e se envolvendo com a agenda da primeira infância. Jornadas de Whatsapp, cartazes informativos, vídeos e outras estratégias de mudança de comportamento compõem a caixa que apoia gestores das áreas de saúde, assistência social e educação a engajar esse público.
Acesse a caixa de ferramentas >>
A publicação em dois volumes apresenta uma síntese dos quase quatro anos de trabalho da Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi) da Prefeitura de Fortaleza (CE), com apoio da Fundação Van Leer e da iniciativa Urban95, na consolidação da agenda da primeira infância no município. Este material destaca as principais ações, inovações e conquistas alcançadas nesse período, incluindo o fortalecimento institucional, a formulação e implementação de políticas públicas, o monitoramento e avaliação de ações, a qualificação de gestores e a articulação intersetorial.
Guia desenvolvido a partir das experiências das três Áreas da Infância de Jundiaí (SP), nos bairros Vila Arens, Novo Horizonte e Santa Gertrudes. Voltado especialmente para gestores públicos, o material apresenta de forma prática e objetiva o que é uma Área da Infância, os conceitos fundamentais que orientam o projeto e explica por que e como implementá-lo. Área da Infância – Guia de implementação é uma publicação do Ateliê Navio.
Guia elaborado a partir da implementação de um espaço piloto para a primeiríssima infância em Sobral (CE). Baseando-se nessa experiência, o guia apresenta soluções de projeto – com princípios conceituais, técnicos e metodológicos, – além de orientações para a produção e a instalação de mobiliários modulares que se adaptam a diferentes tamanhos de espaços livres, criando ambientes que favorecem momentos de troca e lazer, integrando cuidadores, bebês, crianças de até 3 anos e a comunidade como um todo. O projeto e esta publicação foram realizados por meio da parceria entre Prefeitura de Sobral, CECIP Centro de Criação de Imagem Popular e Estúdio +1.
Elaborado a partir da experiência de implementação do BAPI no Sumaré, bairro de Sobral (CE), o Guia Passo a Passo para implementar bairros amigáveis à primeira infância sistematiza os passos necessários para criar um plano de bairro junto com a comunidade que leve em consideração os desejos e necessidades da primeira infância e seus cuidadores. A publicação foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a iniciativa Urban95, da Fundação Van Leer.
Este manual visa incentivar e viabilizar a criação de espaços de estar para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores em equipamentos como creches, centros de referência de assistência social (CRAS) e unidades básicas de saúde. Traz orientações conceituais e técnicas para a produção de mobiliários modulares, incentivando também que os equipamentos insiram elementos da cultura na implementação das bebetecas. A publicação é do Estúdio +1 e da Onírica Urbe.
Todos os modelos de mobiliário estão disponíveis para download.
Bebetecas são espaços construídos para bebês de 0 a 3 anos, onde cada mobiliário, brinquedo e livro incentiva a autonomia, a ludicidade e o desenvolvimento físico, motor e sociomocional dos pequenos.Nesta dupla publicação, criada pelo Instituto Descobrir Brincando em parceria com a iniciativa Urban95, são apresentadas referências teóricas e práticas de como implementar bebetecas.
O Guia de Apresentação traz princípios teóricas sobre bebetecas, a importância da mediação nestes espaços e também exemplos no Brasil e no mundo. Já o Guia de Implementação traz dados como especificações técnicas, atividades formativas para mediadores, pacotes de comunicação e outras ferramentas para a construção das bebetecas.
Guia de Apresentação
Guia de Implementação
A iniciativa Ruas de Brincar incentiva moradores de Jundiaí (SP) a solicitar autorização à Prefeitura para fechar um trecho de via aos domingos e feriados, encorajando a ocupação das ruas por crianças e promovendo assim autonomia, um resgate de brincadeiras e intercâmbio geracional. Este guia contém informações sobre como funciona o programa, dicas de brincadeiras, esclarecimentos sobre o processo que deve ser feito com os vizinhos e a prefeitura, além de orientações para o dia das ativações, podendo servir de inspiração para ações similares em qualquer cidade. A publicação é do Ateliê Navio, com apoio do Cidade Ativa e conteúdo da comunicação da Allma Hub.
A publicação Projetos de Leitura para a Primeira Infância é uma coletânea de conteúdos e referências sistematizados a partir da consultoria realizada pela iniciativa Balaio de Livros com Alcinópolis (MS), Teresina (PI) e Uruçuca (BA) nos últimos meses. Nesse material, vocês vão encontrar dicas de montagem de acervo e de atividades de sensibilização, além de sugestões de como montar um plano de ação para projetos literários na sua cidade. A iniciativa Balaio de Livros é do CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, com apoio da FvL.
Guia que apoia gestores e técnicos a analisar se os equipamentos da cidade estão aptos a atender as necessidades da primeira infância e seus cuidadores. O material traz critérios para avaliar os equipamentos, considerando espaços externos e internos, comunicação visual, áreas do entorno, programação e atividades. Ele também está recheado de dicas sobre pinturas e grafismos brincantes, mobiliário lúdico, espaços de brincar naturalizados, e muito mais! O checklist é uma realização do Ateliê Navio em parceria com o CECIP Centro de Criação de Imagem Popular.
Este material, desenvolvido em parceira com o WRI Brasil, detalha os efeitos nocivos da poluição do ar à saúde das crianças e apresenta ações para minimizá-los.
A publicação apresenta 14 sugestões de brinquedos e mobiliários que podem compor um parque ou pátio naturalizado. Cada estrutura conta com uma ficha para download, detalhando os materiais necessários, as habilidades instigadas pelo mobiliário, além de um passo a passo completo para a construção e implementação. O Guia foi produzido pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, em parceria com a Fundação Bernard van Leer, em parceria com o Ciranda da Vida.
Em formato lúdico, próprio para atividades que envolvam crianças, o jogo também pode ser usado com gestores públicos e organizações que buscam encontrar soluções para os problemas associados à primeira infância. A brincadeira propõe trazer novos atores para participar do planejamento e da escolha de soluções para seu território.
Caderno com instruções >>
As cartas do jogo >>
Ficha síntese >>
O tabuleiro >>
Este guia captura as melhores práticas, estratégias, programas e políticas internacionais que as cidades ao redor do mundo têm usado para projetar espaços que permitem que crianças de todas as idades e habilidades utilizem o bem mais abundante das cidades – as ruas. Nele, há recomendações de design e estudos de caso que destacam ruas seguras, agradáveis e inspiradoras para crianças e cuidadores. A publicação é uma iniciativa da Global Designing Cities Initiative (GDCI).
Com o objetivo de explorar a relação e o impacto que a mobilidade urbana tem sobre o desenvolvimento e a qualidade de vida da primeira infância, o Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento (ITDP) realizou um estudo no município de Recife (PE), com o apoio da Fundação Bernard van Leer e o suporte da Secretaria de Planejamento e Gestão de Recife (SEPLAG/PCR). O material traz recomendações específicas para Recife, mas também sugestões gerais para outras cidades brasileiras que desejam avançar no tema.
Este guia procura apoiar, de forma simples, os gestores públicos e urbanistas a implementarem intervenções eficazes nos pontos de ônibus e seus entornos, garantindo segurança, conforto, interação social e inspiração para as crianças, seus cuidadores e todos os cidadãos.
Publicação do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), esse trabalho tem como objetivo propor ao poder público estratégias e ferramentas capazes de direcionar o desenvolvimento de desenhos urbanos e ações comunitárias que considerem a primeira infância como norteadora dos projetos. No intuito de tecer realidades possíveis, o material surge de especificidades locais expressadas no cenário da maioria das cidades brasileiras.
Esta publicação é a base bibliográfica do curso Mobilidade e acesso para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores, disponível na plataforma do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Dividido em três módulos e voltado para planejadores urbanos, o curso mostra possibilidades de intervenções urbanas e no sistema de transporte que facilitam o direito à cidade para a primeira infância e sua rede de apoio. Conteúdo em português e inglês.
Entre 2018 e 2020, os consultores Ana Cláudia Leite e Gandhy Piorski ouviram crianças das cinco regiões do Brasil para entender como elas enxergam a natureza e o que pensam de temas relacionados a mudanças climáticas, como poluição e desmatamento. O resultado pode ser conferido nas publicações Por um método de escuta sensível das crianças, que apresenta a metodologia da pesquisa, e Escuta de crianças sobre a natureza e as mudanças climáticas, que traz as produções e narrativas das crianças que dialogam com a questão ambiental.
Ver publicação Por uma Escuta Sensível >>
Ver publicação Escuta de crianças sobre a natureza e as mudanças climáticas >>
O projeto Criança Fala, realizado entre 2015 e 2017 no bairro do Glicério, em São Paulo (SP), foi uma experiência de construção da cidade a partir da perspectiva diversa e única das crianças. Neste livro, escrito pela socióloga Nayana Brettas e com prefácio de Francesco Tonucci, são compartilhadas metodologias e aprendizados sobre o projeto, e como é possível construir uma cidade mais amigável para crianças a partir de seus próprios olhares.
A JOPI foi desenhada para apoiar os atores do Programa Criança Feliz, do Ministério da Cidadania, durante a visitação domiciliar do público prioritário do programa. Sua experiência de aprendizagem é multiformato, considera as diferentes formas de aprender e é 100% remota, pelo WhatsApp. A jornada é constituída por 5 sessões de aprendizagem e os temas principais são: abordagem com as famílias, rotina de cuidados, brincar e desenvolvimento motor.
O guia é um material de apoio e incentivo para cidades que estão se preparando para o Mês da Primeira Infância, que acontece em agosto. A publicação traz ideias de atividades voltadas a crianças, cuidadores, gestores e profissionais da rede de apoio, além de sugestões de como criar uma programação inclusiva, diversa e descentralizada.
Esta cartilha visa apoiar gestores e sociedade civil na criação de espaços de escuta para crianças e adultos durante a formulação de Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI) em suas cidades. O guia contém referencial teórico sobre processos de escuta, além de sugestões de atividades e práticas para diferentes públicos.
Criado pela Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora, do qual a Fundação Bernard van Leer e organizações parceiras participam, este guia proporciona uma compreensão ampla sobre o que é o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e suas principais características, parâmetros e benefícios para crianças e/ou adolescentes acolhidos.
Baseando-se na experiência de Sobral (CE), que têm implementado momentos formativos para todas as suas secretarias e respectivas equipes técnicas, esta cartilha explica possíveis caminhos para montar uma estrutura de formação em primeira infância para as diferentes áreas de gestão dos municípios.
A publicação propõe estratégias para aproximar crianças pequenas da literatura. A cartilha sugere formas de mediar leitura, formas de escolher livros, e também como montar ambientes propícios para momentos literários para a primeira infância e seus cuidadores.
A publicação lúdica e sensível possibilita o registro dos primeiros 1000 dias do bebê, período que compreende da gestação aos dois anos de vida e que é fundamental para a construção de uma infância e uma vida adulta saudáveis. Feito para ser preenchido com informações e memórias dessa etapa, o material traz também sugestões e dicas sobre paternidade positiva, redes de apoio, educação não violenta, brincar livre e na natureza, o uso dos espaços urbanos, além de amamentação, vacinação e direitos da gestante, da família e do bebê. O álbum foi produzido pelo CECIP, em parceria com a Pistache Editorial e a Descobrir Brincando.
Publicação para impressão (ideal para gráficas) >>
Vídeo >>
Dentro desse kit, criado em parceria com especialistas em mudanças de comportamento da organização Allma Hub Criativo, você encontra uma série de vídeos que mostram a importância de atividades como a hora do banho, hora do recreio, hora da história, além dos cuidadores incentivando os filhos pequenos a participarem das tarefas do dia a dia, como lavar uma moto. Também mostra que as interações e as brincadeiras podem ser criadas de maneira divertida e usando objetos do dia a dia, como, por exemplo, batatas.
A campanha Cria na Paz propõe uma série de ferramentas para abordar a educação não violenta, e conta com minivídeos da psicanalista e escritora Elisama Santos. As ferramentas incluem materiais de comunicação para espaços públicos, posts para redes sociais, ideias para comunicação com cuidadores e estão disponíveis gratuitamente nos sites da campanha, que faz parte do Pé de Infância, iniciativa da Urban95 em parceria com a Allma Hub.
Assista aos vídeos >>
Acesse a caixa de ferramentas >>
A campanha Brincar Livre traz ferramentas que incentivam a brincadeira em momentos do cotidiano como forma de fortalecer vínculos, e teve consultoria do pediatra e sanitarista Daniel Becker. As ferramentas incluem materiais de comunicação para espaços públicos, posts para redes sociais, ideias para comunicação com cuidadores e estão disponíveis gratuitamente nos sites da campanha, que faz parte do Pé de Infância, iniciativa da Urban95 em parceria com a Allma Hub.
Assista aos vídeos >>
Acesse a caixa de ferramentas >>
O Quali–Urb Infância é um método para monitoramento da qualidade do ambiente urbano percebida em rotas escolares, concebido em parceria com o WRI Brasil em sua primeira versão e ampliado pelo Ateliê Navio em sua versão 2.0. A ferramenta permite a avaliação de elementos que qualificam o espaço urbano para a primeira infância, contemplando as etapas de planejamento, coleta e análise de dados.
O método de avaliação proposto na versão 1.0 facilita a avaliação de atributos urbanos que tornam o trajeto até a escola a pé ou por bicicleta mais seguro, confortável e interessante, por meio da percepção dos cuidadores das crianças entre 0 e 6 anos.
A versão 2.0 expande o modelo de análise, incluindo as barreiras que impedem cuidadores de realizar os trajetos escolares por modos ativos, condições de acessibilidade experimentadas nos caminhos e amplia o escopo para ser mais inclusiva, aumentando também o tamanho do questionário.
Acesse a versão 1.0 >>
Acesse a versão 2.0 >>
Os dois volumes do Primeira Infância no OpenStreetMap apresentados a seguir são um convite à execução de mapeamentos voltados para a primeira infância, utilizando o OpenStreetMap como ferramenta de mapeamento colaborativo. O volume 1 introduz a ferramenta, mostrando como editar, visualizar e extrair dados de mapas. O volume 2 aprofunda o uso da ferramenta.
Acesse o volume 1 >>
Acesse o volume 2 >>
Como as cidades do ciclo de 2020 da Rede Urban95 estão pensando a primeira infância? Nesta publicação, o Instituto Cidades Sustentáveis mostra as iniciativas que os municípios têm desenvolvido sob a perspectiva de bebês, crianças pequenas, gestantes e cuidadores.
Em agosto de 2021, onze cidades juntaram-se à Rede Urban95. Foram 5 meses juntos em um ano desafiador. Nesta publicação, o CECIP mostra os avanços e debates realizados junto aos novos municípios da Rede para oferecer um bom começo a crianças pequenas, gestantes e cuidadores.
Produzida pelo Instituto Cidades Sustentáveis, organização que mobiliza a Rede Urban95, esta é uma publicação parcial, elaborada para contar sobre os avanços e aprendizados do projeto até dezembro de 2020 e inspirar as cidades que fazem parte da Rede.
Neste documento são apresentadas as características de uma cidade Urban95, visando ajudar as lideranças das cidades a lidar com os enormes desafios que as crianças pequenas e seus cuidadores enfrentam todos os dias.
O Guia Urban95 foi criado para ajudar governos municipais e seus parceiros da sociedade civil a entenderem a importância de investir nos bebês, crianças pequenas e nas pessoas que cuidam deles. Traz ideias factíveis e orientações sobre como realizá-las.