Recife (PE)

Recife é formado por uma planície aluvial, tendo as ilhas, penínsulas e manguezais como suas principais características geográficas. Cidade nordestina com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), possui 1,4 milhão de habitantes (Censo 2022).

A cidade possui uma parceria público-privada com a ARIES – Agência Recife para Inovação e Estratégia – para testar estratégias de mobilidade e espaços públicos inspiradas na Urban95. Várias iniciativas começaram a florescer, como a descentralização dos espaços Mãe Coruja – criados para acolher e fortalecer vínculos entre mãe, bebê e família; a ampliação do Programa Mais Vida nos Morros para 40 comunidades e a incorporação da Primeira Infância nos COMPAZ (Centro Comunitário da Paz), trazendo ofertas de atividades e serviços mais perto da população.

O Plano Municipal de Primeira Infância (PMPI) foi aprovado em dezembro de 2020. A cidade possui uma Secretaria Executiva da Primeira Infância, garantindo a governança e a sustentabilidade das políticas públicas.


Para conhecer o PMPI desta cidade, clique aqui.