Durante o Encontro Urban95 2024, representantes de cidades e parceiros técnicos da Rede apresentaram diversas publicações que sistematizam projetos e materiais para serem utilizados no dia a dia dos serviços. Confira quais foram essas ferramentas.
Baralho das emoções
Um dos itens do programa Pé de Infância, o baralho é composto por cartas que trazem orientações para professores de creche com práticas de respiração, paciência e ensino sobre emoções, incentivando uma abordagem sensível e respeitosa em relação aos sentimentos das crianças. O material é da Allma Hub.
Parques naturalizados: paisagens para um brincar natural
Guia com um passo a passo para construir e manter brinquedos e mobiliários naturalizados. Traz sugestões para criar políticas públicas que contemplem espaços naturalizados e dicas para escolher os locais, chamar a comunidade para ativá-los, monitorar e avaliar os projetos. A publicação é do programa Criança e Natureza (Instituto Alana), com apoio da FVL.
Early Childhood Matters (ECM)
Com o tema “Como cuidar de quem cuida?”, a última edição da revista da FVL reúne práticas de diversos países voltadas ao bem-estar de cuidadores. Disponível em inglês.
Álbum do Bebê
Material para profissionais de saúde, assistência e educação, visa a fortalecer vínculos entre bebês e cuidadores. Foi feito para ser preenchido com informações e memórias dos primeiros 1000 dias de vida. O álbum foi produzido pelo CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, em parceria com Pistache Editorial e Descobrir Brincando. A primeira edição foi criada para Cascavel (PR).
Bebeteca: Guia Prático de Implementação
Manual com orientações conceituais e técnicas para a produção de mobiliários modulares para a primeira infância em equipamentos como creches, centros de referência de assistência social (CRAS) e unidades básicas de saúde. Publicação do Estúdio +1 e da Onírica Urbe.
Flor do Mandacaru
Programa de Sobral (CE) focado na prevenção da gravidez na adolescência. A publicação detalha sua metodologia, o papel da escuta sensível, as oficinas e os atendimentos individualizados, e o direcionamento de serviços quando a gravidez acontece. A publicação é da Secretaria de Saúde da cidade, com apoio da FVL e do CECIP, e coordenação editorial da Samambaia Comunicação.