
Ativação do Espaço Público
Ativar o espaço público é estabelecer um conjunto de ações que estimulam as pessoas a usar e se apropriar de um espaço público, como praças, ruas e outros locais da cidade, transformando-os em lugares de convívio, lazer e encontros.
Seja por meio de intervenções ativas da prefeitura, como atividades gratuitas, ou por iniciativas que permitam o uso do espaço público pela população, uma boa ativação promove o estar ao ar livre, fortalece o senso de pertencimento e cria oportunidades para que a primeira infância e toda a comunidade desfrutem da cidade com bem-estar e segurança.
Características
- Podem ser eventos culturais, esportivos, educativos, prestação de serviços essenciais, entre outras atividades, para atrair diferentes públicos.
- O planejamento das atividades pode envolver coletivos, grupos comunitários, escolas, moradores e outros agentes locais.
- O espaço precisa estar bem sinalizado, com regras de uso, se houver.
- A divulgação é importante, por meio de redes sociais, imprensa, parceiros comunitários e outras formas de mídia.
- O monitoramento da utilização do espaço permite realizar ajustes contínuos.
Iniciativas desenvolvidas

O Ruas de Brincar, em Jundiaí (SP), fecha uma rua para veículos aos domingos e feriados, e a abre para as pessoas. Ideia é devolver o espaço público para a comunidade, com prioridade para a primeira infância.

Projeto estimula que crianças de 0 a 3 anos e seus cuidadores ocupem os espaços públicos. A ideia é fortalecer laços comunitários, brincar em contato com a natureza e valorizar a cultura.

Com livros, natureza e arte, os espaços estimulam a imaginação e a oralidade das crianças na primeira infância e fortalecem os vínculos com seus cuidadores.