
Habitação
Olhar para a qualidade da moradia é essencial para garantir ambientes mais justos, saudáveis e acolhedores para as infâncias. Afinal, é no lar e em seu entorno imediato que a vida cotidiana acontece e o cuidado se concretiza – especialmente nos primeiros anos de vida.
Ao focar na habitação, a Urban95 busca integrar a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento e desenvolvimento de empreendimentos habitacionais.
O objetivo é promover soluções, sobretudo na habitação social, que sejam sensíveis às necessidades da primeira infância, conectando-as ao planejamento urbano, à mobilidade e à oferta de serviços e programas públicos nas cidades.

Um bairro com a perspectiva da primeira infância leva em conta: a convivência, os territórios protetivos, a proximidade com serviços, a natureza, a identidade, a cultura e as relações de cuidado. Diagrama: Estúdio +1.

Em Pelotas, algumas casas do residencial Farroupilhas receberam pequenos espaços naturalizados em seus quintais, permitindo que as crianças tenham acesso direto à natureza. Foto: Prefeitura de Pelotas.

O Volume 2 do Caderno de Boas Práticas Urban95 traz exemplos de programas intersetoriais e nas áreas de saúde, assistência social, educação infantil e cultura.

Orientações para desenho urbano: a publicação apoia profissionais na construção de moradias que respondam às necessidades da primeira infância.

Material traz soluções para a primeira infância em espaços públicos e modos ativos de deslocamento, com foco em Aracaju e por meio de ações comunitárias.

O Volume 1 do Caderno de Boas Práticas Urban95 traz exemplos de espaços urbanos mais acolhedores e que aproximam a primeira infância da natureza.

O Volume 3 do Caderno de Boas Práticas Urban95 aborda práticas de governança, planos municipais e uso de dados para a construção de políticas mais eficazes.

Exemplos para melhorar a qualidade ambiental e a vida urbana, com foco na primeira infância e em territórios vulnerabilizados.

Material para apoiar gestores públicos na construção e manutenção de brinquedos e mobiliários naturalizados.

Ferramentas e informações para que gestores urbanos incluam perspectiva da primeira infância no planejamento e na gestão dos bairros.

Diretrizes conceituais, técnicas e boas práticas para fomentar a criação de praças para a primeira infância.

Parte da Jornada Urban95, o curso apoia gestores e equipes técnicas municipais a pensar programas para a primeira infância.

Parte da Jornada Urban95, o curso informa sobre como integrar a primeira infância no planejamento urbano.

O curso traz orientações para integrar e institucionalizar políticas públicas de primeira infância. Faz parte da Jornada Urban95.

Com contribuições da neurociência e do direito, o curso aborda como políticas públicas podem apoiar o desenvolvimento da primeira infância.

Curso para apoiar gestores municipais a elaborar o Plano Municipal pela Primeira Infância.

Programa de educação executiva para líderes municipais sobre como tornar as cidades melhores para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores.

Capacitação para a equipe do SUAS/Criança Feliz nas temáticas das gestantes, crianças com deficiências e telas na primeira infância.

Busca fortalecer a relação entre estados e municípios na promoção de políticas para a primeira infância.

São três cursos gratuitos: Avaliação da qualidade na educação infantil; BNCC em foco na Educação Infantil; e Primeira Infância Primeiro no PPA.
Últimas notícias e artigos
Ver todosUrban95 amplia atuação com foco em habitação e primeira infância
Olhar para a habitação é essencial para garantir ambientes mais justos, saudáveis e acolhedores para as infâncias.