Boas práticas da Rede inspiram cidades em Minas Gerais
Em evento de lançamento do MaPI — projeto que apoia cerca de 400 municípios mineiros na criação dos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPIs) —, experiências da Rede Urban95 foram apresentadas como referênciaExperiências bem-sucedidas da Rede Urban95 foram compartilhadas como boas referências durante o evento de lançamento do projeto MaPI – Minas pela Primeira Infância, que aconteceu em 10 de novembro, em Belo Horizonte (MG). A solenidade reuniu mais de mil pessoas, entre gestores públicos de cerca de 400 municípios mineiros, autoridades locais e representantes de organizações ligadas à pauta da infância. A coordenadora executiva da Rede Urban95 no Brasil, Isabella Gregory, e os pontos focais Gilberto França, de Alfenas (MG), e Gerusa Moura, de Jundiaí (SP), participaram do painel Como transformar cidades pela Primeira Infância, apresentando os casos práticos e inspirando novas ações no estado.
O MaPI visa apoiar cidades mineiras na elaboração e implementação dos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPIs). A iniciativa é promovida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio da Fundação Van Leer e da Rede Primeira Infância do estado (REPI-MG), em parceria com instituições como o Tribunal de Contas mineiro e o UNICEF.
Na ocasião, também foram lançados o Programa de Aceleração de Planos (PAP) e o Selo Município pela Primeira Infância (MuPI), ferramentas para incentivar e reconhecer os avanços dos municípios do estado nas políticas de primeira infância.