Logo Urban 95 Urban 95

Notícias e artigos
Boas práticas Espaços públicos e natureza
10.07.2025

Caminhos da Escola garante segurança em trajetos de Fortaleza

Em 2019, a prefeitura de Fortaleza (CE) criou o programa Caminhos da Escola, para reduzir o número de crianças mortas e feridas em sinistros de trânsito e como parte de uma estratégia maior para garantir mais segurança, conforto e oportunidades de interações positivas entre as crianças e os cuidadores.

A equipe da prefeitura analisou o entorno de 472 escolas para priorizar ações de melhoria no trajeto, a partir da ótica da primeira infância. Com esse mapeamento, foram identificados pontos com demandas latentes, como no bairro Cristo Redentor, um território com alta densidade e população de baixa renda que possui uma área com três escolas, um centro comunitário e um posto de saúde – ou seja, grande circulação de bebês, crianças e cuidadores. Ali, as vias de carros tinham grandes extensões, diminuindo o espaço do pedestre e levando à alta velocidade dos veículos.

Com o apoio da Global Designing Cities Initiative (GDCI) e da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, trabalhou-se com urbanismo tático – uma ação rápida para testar mudanças no espaço público, antes de torná-las definitivas –, delimitando locais de convívio onde antes eram vias de carro. Após o teste, partiu-se para a construção definitiva dos espaços.

O programa converteu grandes espaços de vias de carro em lugares de encontro. Foto: Paulo Winz/GDCI

Outro projeto do Caminhos da Escola foi a transformação de duas ruas adjacentes a um centro de educação infantil no bairro Planalto Ayrton Senna, como parte do programa Streets for Kids, da GDCI. O projeto reduziu o espaço dedicado aos veículos motorizados e transformou o entorno da escola em um espaço compartilhado entre pedestres, ciclistas e motoristas. Além de um ambiente seguro, o local tornou-se atrativo para crianças e seus cuidadores, gerando 1.900 m² de espaço recuperado para pedestres, 120 m² de novos espaços para recreação e 22 novos lugares para sentar.

Antes e depois

Antes

Centro de Educação Infantil (CEI), em Fortaleza (CE), antes do projeto de requalificação. Foto: Paulo Winz/GDCI

Depois

As calçadas foram ampliadas e o pavimento escolhido colaborou para a redução da velocidade dos automóveis e compartilhamento de modais. Foto: Paulo Winz/GDCI