Cidades da Rede Urban95 participam do 2º Simpósio Internacional de Educação Infantil, em São Paulo
Evento reuniu especialistas e representantes de cidades e entidades para debater políticas públicas e evidências sobre educação infantil no Brasil e no mundo e teve apoio da Fundação Van LeerO 2º Simpósio Internacional de Educação Infantil reuniu especialistas e representantes de cidades e entidades para debater políticas públicas educacionais para a Primeira Infância no Brasil e no mundo, no dia 7 de outubro de 2025, no Auditório do Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.
O evento teve o apoio da Fundação Van Leer, representada por Claudia Vidigal, e reuniu também representantes de 21 cidades integrantes da Rede Urban95 — entre elas, as cidades-farol Fortaleza (CE), Jundiaí (SP) e Recife (PE) — reafirmando o compromisso dos municípios em conhecer e fortalecer práticas e políticas que possam servir de referência para o avanço da educação infantil de qualidade.

/
Na roda de abertura, Claudia Vidigal reforçou o comprometimento de estados e municípios na pauta da Primeira Infância, que hoje envolve também o setor filantrópico, participando ativamente do Regime de Colaboração.
“O Regime de Colaboração é com o estado e com os municípios, mas o setor filantrópico também pode fazer o seu papel, catalisando e conferindo mais celeridade aos processos”, destacou Claudia Vidigal no evento.
O setor filantrópico também pode fazer o seu papel, catalisando e conferindo mais celeridade aos processos
Na palestra de abertura, a keynote Dana McCoy, professora associada de Desenvolvimento Humano e Educação Urbana e Co-presidente do Programa de Desenvolvimento Humano e Educação (HDE) da Harvard Graduate School of Education, compartilhou uma análise abrangente sobre a importância da educação infantil a partir de uma perspectiva global, analisou evidências atuais sobre a pré-escola no Brasil e discutiu as principais oportunidades para o futuro.
Brincar é a chave da Educação Infantil
Durante o discurso, Dana apresentou o resultado de uma revisão de mais de 3 mil estudos, que confirma que crianças que frequentam a pré-escola têm melhores resultados acadêmicos e socioemocionais ao longo da vida.
Entre os desafios destacados pela keynote, está o risco de “academicização” precoce, quando a ênfase excessiva em conteúdos formais substitui o brincar e o desenvolvimento integral. “O que não queremos é promover ou enfatizar as habilidades acadêmicas como o resultado-chave da educação infantil. Precisamos ter uma abordagem mais equilibrada, que promova o desenvolvimento integral das crianças em todas as suas dimensões, ressaltou".
Precisamos ter uma abordagem mais equilibrada, que promova o desenvolvimento integral das crianças em todas as suas dimensões, ressaltou
Durante o dia, a agenda tratou de temas como priorização, dados e evidências para a implementação e alavancas para ganhos de escala de políticas públicas, práticas pedagógicas e o papel do Regime de Colaboração na implementação de normativas, com foco em garantir qualidade e equidade na educação infantil brasileira.
O evento ocorreu presencialmente e com transmissão no YouTube em português e em inglês, que podem ser conferidas na íntegra: