Como foi o 4º Encontro Nacional Urban95
Cobertura completa do encontro que uniu 65 cidades brasileiras para discutir políticas de primeira infânciaO 4º Encontro Nacional Urban95 reuniu representantes de 65 cidades de nossa rede de 6 a 8 de agosto, em Fortaleza (CE). Foi um momento para mais de 200 participantes – entre prefeitas e prefeitos, gestores públicos, servidores técnicos e representantes de instituições parceiras – trocarem experiências, celebrarem conquistas e, principalmente, renovarem o compromisso com a primeira infância.
A política pública não acontece em meses, em um só projeto. Não acontece dessa maneira (...) Política pública é insistência, é resistência, é persistência. Claudia Vidigal.
Discussões sobre estudos de caso
O segundo dia de encontro foi focado em trabalho coletivo e trocas de experiências, com debates em grupo sobre os casos bem sucedidos da nossa rede. O objetivo, além de conhecer as boas práticas, foi encontrar desafios e soluções comuns para inspiração e implementação nos municípios.
Confira os estudos de caso discutidos:
- O programa Família que Acolhe em Boa Vista (RR)
- A estruturas de governança da política integral de primeira infância de Recife (PE)
- A estruturas de governança da política integral de primeira infância de Campinas (SP)
- A Fábrica das Infâncias em Jundiaí (SP)
- Os pátios naturalizados de Benevides (PA)
- O programa Mãe Coruja de Recife (PE)
- O projeto Espaço do Brincar de Mogi das Cruzes (SP)
- As estratégias do plano de ação do PMPI de São Paulo (SP)
Os projetos também estão detalhados nos Cadernos de Boas Práticas Urban95, produzidos pelo CECIP, coordenador da Rede Urban95 no Brasil, que podem ser acessados nos links abaixo.
Visitas técnicas
A tarde do segundo dia foi dedicada a visitas técnicas ao parque Cidade da Criança e aos microparques Bosque Polar e Vila Verde.
Os microparques da capital cearense são exemplo de como pequenos espaços verdes, distribuídos por vários bairros, com uso e cuidado ativo da comunidade, estimulam o contato com a natureza desde cedo e favorecem o desenvolvimento infantil.

A série “Transformando Cidades”, da BBC StoryWorks, destaca iniciativas globais por cidades mais sustentáveis, e dedicou um de seus episódios aos microparques de Fortaleza (CE).
Assista
Encerramento
E como o contato com o verde é importante não apenas para as crianças, mas também para seus cuidadores e todos nós, o fechamento do nosso encontro não poderia ter sido mais especial. O escritor e ativista Kaká Werá falou sobre a importância fundamental da conexão com a natureza para todos os seres e a filosofia do “Bem Viver”.
Em determinadas culturas indígenas, crianças de três anos passam a ser professoras da memória da ancestralidade, que se manifesta principalmente pelo brincar em contato com a natureza. Kaká nos lembrou da importância de dedicar tempo ao mundo natural para manter nutrido o espaço da alma e do coração.

Transformação em movimento
Nosso encontro chegou ao fim, mas nosso maior trabalho começa agora: transformar as cidades que fazem parte da Rede Urban95 em lugares que priorizam a primeira infância e mudam para melhor as vidas das crianças e suas famílias.
A avaliação final dos participantes confirmou que o objetivo central de conectar as cidades foi plenamente alcançado e que a combinação de palestras, momentos de troca e visitas técnicas foi uma estratégia de sucesso.
Já vemos o movimento pós-encontro acontecendo em várias cidades e em várias outras cidades estamos acreditando no que está por vir. Contem com a gente para avançar ainda mais na construção de cidades boas para crianças e para todos!

Primeira infância no orçamento
A importância de inserir a primeira infância no orçamento público foi um dos pontos mais ressaltados em nosso encontro. Incluir as crianças no PPA garante que as políticas de primeira infância deixem de ser iniciativas pontuais e passem a ser prioridade.
O curso Primeira Infância no Plano Plurianual (PPA), oferecido gratuitamente pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), é uma boa ferramenta para os municípios que estão formulando seus planos.