Conheça políticas públicas que fortalecem a paternidade ativa na Rede Urban95
Oficinas noturnas e facilitadas por homens são algumas das estratégias bem-sucedidas adotadas para incentivar o envolvimento dos pais no cuidado com a primeira infânciaQuando os pais participam ativamente do cuidado desde a gestação, contribuem para vínculos familiares mais fortes, crianças mais saudáveis e um maior bem-estar para todos. Incentivar a presença e o envolvimento dos pais não é apenas uma questão de afeto, é uma estratégia eficaz de desenvolvimento social. Diversas políticas públicas no Brasil vêm sendo criadas para valorizar e apoiar a paternidade ativa, reconhecendo que cuidar também é papel dos homens e que esse cuidado transforma vidas, famílias e comunidades.
As experiências apresentadas a seguir, desenvolvidas por municípios da Rede Urban95, demonstram que ações simples — quando bem estruturadas — podem gerar grandes impactos na promoção de paternidades mais ativas. Conheça algumas delas.
Patos (PB) – Papai Tá Aqui
Patos é uma das cidades da Rede Urban95 que implementou recentemente a caixa de ferramentas em oficinas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Um dos fatores de sucesso da implementação foi garantir que a estratégia dialogasse com iniciativas e ações de primeira infância já promovidas pelo município.
Encontros noturnos, facilitações feitas por homens, condições justas de trabalho para as equipes implementadoras e convites estendidos às famílias facilitaram a adesão dos pais às oficinas.
Boa Vista (RR) – Programa Família que Acolhe e Paternidade Boa
Criado em 2013, o Família que Acolhe integra hoje o projeto Paternidade Boa, lançado em 2021 com o intuito de incentivar a participação dos pais na rotina dos filhos, por meio de oficinas e encontros que estimulam o diálogo sobre cuidados, vínculos e corresponsabilidade.
O Família que Acolhe me ensinou tudo sobre ser pai. Principalmente naqueles primeiros dias de nascido, que a gente não tem experiência alguma. João Batista, beneficiário do programa Família que Acolhe.
Fortalecimento de vínculos em Jundiaí (SP), Colinas (RS) e Canudos do Vale (RS)
Como, efetivamente, incluir o homem nos cuidados com a primeira infância? No âmbito do Pré-Natal do Parceiro, os pais são convidados a encontros de fortalecimento de vínculos desde a gestação até os primeiros anos de vida das crianças.
“Não tem grupo de gestantes. Quando a gente usa essa denominação, a gente já exclui esse homem”, pontua Angelita Hermann, coordenadora nacional de saúde do homem no Ministério da Saúde e gestora no Instituto Promundo.
Cidades da Rede Urban95 já têm posto em prática grupos de fortalecimento de vínculos que, de fato, envolvem e representam os pais na parentalidade, como o Grupo de Famílias Grávidas de Jundiaí (SP), o Grupo Bem Gestar de Colinas (RS) e o Grupo Bem Crescer de Canudos do Vale (RS).