Logo Urban 95 Urban 95

Notícias e artigos
Notícia
27.11.2025

COP das Crianças na Rede Urban95

De norte a sul do país, cidades da Urban95 protagonizaram ações que colocam a primeira infância no centro das ações climáticas

Diversas cidades da Rede Urban95 mobilizaram ações e firmaram compromissos que colocam os direitos da primeira infância no centro das discussões sobre o clima. Municípios como São Paulo (SP) e Aracaju (SE) assinaram a declaração Crianças no centro da ação climática: um compromisso político para a COP30, uma iniciativa do Instituto Alana que mobiliza gestões municipais a priorizar crianças na formulação de políticas climáticas.

Em São Paulo, a formalização desse compromisso foi precedida pelo seminário Crianças no centro da ação climática, que aconteceu em 3 de novembro. A consultora em urbanismo da Urban95/CECIP, Marieta Colucci, participou do evento, no qual falou sobre os impactos da crise ambiental no desenvolvimento infantil e citou políticas municipais da Rede que buscam reduzir essas desigualdades. O seminário, que também contou com Sofia Antonelli, do Instituto Alana, está disponível na íntegra no YouTube. No dia seguinte, a cidade oficializou sua adesão à declaração.

Além disso, cidades de norte a sul integrantes da Rede, como Belém (PA), Laranjal do Jari (AP), Crato (CE), Campinas (SP), Santos (SP) e Pelotas (RS), mostraram na prática como intervenções simples, quando criadas para e com as crianças e baseadas em princípios de justiça climática, podem ampliar o bem-estar e reduzir vulnerabilidades ambientais.

Veja como outros municípios materializaram a agenda da COP das Crianças em ações e atividades:

Escola Bosque em Belém (PA)

No âmbito do projeto Escolas verdes para cidades resilientes: a arquitetura como ferramenta de adaptação e justiça climática, a Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, em Belém, foi palco de uma intervenção que transformou espaços internos e externos em ambientes de aprender, brincar e conviver, criados a partir da escuta e da participação ativa de crianças, cuidadores e da comunidade escolar.

Desenvolvido pela Fundação Van Leer, por meio da iniciativa Urban95, em parceria com o Ateliê Navio e a Prefeitura de Belém, o projeto de requalificação da escola representa uma régua alta para inspirar outras instituições de ensino a integrarem natureza, território e prática pedagógica.

Pátio Naturalizado em Benevides (PA)

Como parte do projeto Escolas verdes para cidades resilientes, foi realizada no dia 14 de novembro, em Benevides, uma atividade de mapeamento afetivo com os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jardim das Juritis. Durante o dia, 40 crianças de 4 a 6 anos compartilharam seus desejos para a escola: o que gostariam que existisse nos espaços, o que mais gostam de fazer e como imaginam um ambiente que acolha suas brincadeiras e descobertas.

As crianças do CMEI Jardim das Juritis contribuíram com ideias que ajudam a orientar a construção de um espaço mais naturalizado, afetivo e conectado às necessidades da primeira infância. Foto: Luiz Marques.

COP das Crianças da Amazônia

Benevides (PA) também sediou a primeira COP das Crianças da Amazônia. Durante dois dias de programação, mais de 300 crianças benevidenses e de cidades vizinhas, como Belém, reuniram-se em atividades coletivas escolares para elaborar, em conjunto, propostas a serem encaminhadas para líderes mundiais durante a COP30.

Trilhas ecológicas, atividades culturais e rodas de conversa sobre preservação ambiental permearam a programação do dia. Foto: SECOM de Benevides.

MiniCOPs nos municípios

Almeirim (PA), Laranjal do Jari (AP) e Jundiaí (SP) foram alguns dos municípios da Urban95 que mobilizaram miniCOPs nas redes de ensino municipais, um movimento que estimula escolas e comunidades a promoverem escutas territoriais e atividades educativas para sensibilizar as infâncias sobre as mudanças climáticas e ações de adaptação.

COPs para a primeiríssima infância

Em Pelotas, além das miniCOPs, a primeiríssima infância protagonizou ações em torno das babyCOPs. Santos também desenvolveu atividades pedagógicas direcionadas para crianças de 0 a 3 anos. Na Unidade Municipal de Ensino (UME) Sandra Cristina, meninas e meninos participaram de práticas de cuidado com o meio ambiente, como o plantio de sementes, como forma de desenvolver a consciência socioambiental desde cedo.

Cidades Urban95 na COP30

Diversas cidades da Rede Urban95 participaram da COP30, como Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP) e São Sebastião do Caí (RS). Durante a Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima, no Dia da Educação da COP30, Jundiaí apresentou um vídeo resumo das boas práticas desenvolvidas nas escolas municipais, como parte do Programa Escola da Gente.

Entre as ações do Programa Escola da Gente de Jundiaí (SP), estão os parques naturalizados em escolas municipais, projetos em parceria com a Urban95 que fortalecem os vínculos com a natureza desde a primeira infância. Foto: Denise Meirelles/Ateliê Navio.