Cuidar de quem cuida: webinar mostra caminhos para promover o bem-estar dos cuidadores
Especialistas apresentam ações voltadas ao bem-estar dos cuidadores como estratégia fundamental para a construção de políticas públicas integradas de primeira infânciaCuidar de quem cuida é cuidar, diretamente, da primeira infância, pois o bem-estar do adulto tem impacto imediato na qualidade do desenvolvimento infantil. Essa foi a questão central do último webinar oficial da Rede Urban95 em 2025, realizado no dia 25 de novembro. O evento reuniu gestores públicos e especialistas para discutir a situação das pessoas cuidadoras no Brasil e apresentar estratégias práticas do programa Família +, que promove o bem-estar desse público.
O debate contou com a participação de Karina Tollara, a consultora de Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da Fundação Van Leer da Fundação Van Leer (FVL); Ana Luiza Colagrossi, diretora do Espaço Arà; e Claudete Silva de Oliveira, subsecretária adjunta de Governança e Gestão da Rede Escolar da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS).
A gravação completa do webinar está disponível no canal da Urban95 no YouTube. Assista:
Confira abaixo os principais momentos do encontro.
As pessoas cuidadoras no Brasil
A Consultora de Monitoramento e Avaliação da Fundação Van Leer (FVL), Karina Tollara, iniciou o webinar apresentando um panorama sobre bem-estar do cuidador, os desafios que precisamos enfrentar e a Política Nacional de Cuidados. Ela destacou:
O bem-estar dos cuidadores têm impacto direto no desenvolvimento infantil, pois afeta significativamente a quantidade e a qualidade dos cuidados prestados às crianças pequenas, moldando suas primeiras experiências e relacionamentos desde a gestação.
A consultora enfatizou como as desigualdades de gênero estruturam a dinâmica do cuidado no país. A paternidade ausente é uma realidade comum e mesmo os pais presentes estão, em geral, “ausentes” das atividades de cuidado doméstico e com as crianças. Essa divisão desigual resulta em sobrecarga feminina com as mulheres dedicando, em média, 9,6 horas a mais que os homens por semana em afazeres domésticos e de cuidado. A situação é ainda mais crítica para as mães solo, que, em sua maioria, não dividem as responsabilidades diárias com outros adultos.
Diante desse cenário, a Política Nacional de Cuidados surge como uma tentativa de responder ao desequilíbrio entre a demanda por cuidados e a capacidade de provê-los, corresponsabilizando o Estado, as famílias, o setor privado e a sociedade civil.
O programa Família +
Na sequência, Ana Luiza Colagrossi, diretora do Espaço Arà, apresentou o programa Família +, uma iniciativa que utiliza práticas da ciência comportamental para oferecer apoio psicossocial a pais, familiares e responsáveis de crianças pequenas, sendo implementada diretamente pela rede de educação das cidades. Ela ressaltou:
É a partir do bem-estar de quem cuida que o programa impacta o desenvolvimento infantil.
O programa teve sua primeira implementação em 2023 nos municípios de Recife (PE) e Cascavel (PR). A iniciativa se expandiu para o estado do Ceará entre 2023 e 2025, ano em que também chegou ao Rio Grande do Sul, sendo implementado nas cidades de Canoas e Eldorado do Sul. A previsão é que, em 2026, cerca de 40 novos municípios gaúchos adotem a metodologia.
A prática em Eldorado do Sul
Finalizando o webinar, Claudete Silva de Oliveira, da SEDUC-RS, compartilhou a experiência prática de implementação do Família + em Eldorado do Sul (RS). Ela enfatizou a potência do projeto em sua simplicidade e no retorno percebido pela comunidade escolar. Claudete relatou:
Para nós, a potência desse projeto é a simplicidade dele. As mães, as pessoas, se sentem valorizadas, pertencentes. Elas percebem o quanto incidem na vida dos filhos. Muitas vezes, não se dão conta de que aquilo que estão fazendo é que está dando a base da criança.
A subsecretária também destacou o efeito multiplicador da iniciativa. "Esse programa chega de uma maneira muito simples, de baixo custo, e o impacto é enorme. Os próprios professores e a equipe diretiva também estão sendo impactados, se autoconhecendo e transformando suas vidas", finalizou.
Este foi o último webinar de 2025, mas novos encontros estão sendo planejados para o ano que vem. Contamos com a presença de todos os gestores e técnicos municipais das cidades da Rede para continuarmos a refletir sobre os desafios e caminhos possíveis para a primeira infância nas cidades brasileiras!
Inscreva-se em nosso boletim para não perder os próximos webinars e outras oportunidades da nossa rede.