Franquia O Começo da Vida é relançada com acesso gratuito no Youtube
Produções destacam como relações e experiências na primeira infância são fundamentais para o desenvolvimento infantilTodas as produções da franquia O Começo da Vida estão agora disponíveis gratuitamente no YouTube. A iniciativa da produtora Maria Farinha Filmes, em parceria com Fundação Van Leer, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Instituto Alana, tem como objetivo democratizar o acesso a conteúdos premiados que sensibilizam e ampliam o conhecimento sobre a primeira infância. Desde 2016, os filmes e séries já mobilizaram milhões de pessoas ao redor do mundo, envolvendo famílias, educadores e gestores públicos.

“O Começo da Vida”, principal filme da franquia, foi o documentário mais assistido nos cinemas brasileiros em 2016.
A franquia O Começo da Vida é baseada nos avanços da neurociência que mostram como o desenvolvimento humano é profundamente moldado pela qualidade das relações e experiências vividas até os 6 anos de idade.
O documentário principal, lançado em 2016, foi um marco. Tornou-se o mais assistido nos cinemas brasileiros naquele ano, foi lançado globalmente pela Netflix em mais de 190 países e traduzido para 23 idiomas. O sucesso do longa deu origem à série, que aprofunda o debate com depoimentos ainda mais detalhados e perspectivas diversas sobre a primeira infância. Já a sequência, O Começo da Vida 2: Lá Fora, investiga como o contato com a natureza é crucial para o bem-estar e para enfrentar grandes desafios da humanidade, trazendo uma reflexão urgente sobre a relação entre crianças e natureza em um mundo cada vez mais urbano.
Agora, todo esse conteúdo está novamente disponível, com traduções em inglês e espanhol, no site oficial da franquia e no Youtube, facilitando o acesso e a realização de exibições.
Várias cidades da Rede Urban95 já promoveram exibições para suas equipes, como um momento de aprendizado coletivo e inspiração para ampliar o compromisso com a primeira infância. No site, além de informações sobre os filmes, é possível encontrar materiais complementares para apoiar as trocas sobre o assunto.
Versões com legendas
Além dos filmes em português, também foram disponibilizadas as produções em inglês e espanhol. Confira: