Notícias e artigos
19.08.2021
Intervenções chave para crianças pequenas e suas famílias
Para que todos os bebês e crianças pequenas possam ter acesso a serviços e oportunidades que garantam seu pleno desenvolvimento
Hoje, as evidências sobre os benefícios de investir no desenvolvimento da primeira infância são mais fortes do que nunca, apontando para os impactos duradouros que algumas intervenções podem ter sobre crianças, famílias e suas comunidades. Por outro lado, pesquisas apontam que mais de 200 milhões de crianças em todo o mundo não conseguirão atingir seu máximo potencial físico, cognitivo e socioemocional devido à pobreza, saúde precária, cuidados e estímulos insuficientes e a outros fatores de risco para o desenvolvimento infantil.
A Urban95 indica 25 intervenções chave para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores, ações distribuídas entre a gestação e o 72º mês de vida das crianças. Da gravidez ao quinto ano de vida, as crianças e seus cuidadores demandam uma série de serviços da atenção básica, um uso específico do transporte e do espaço público, além de se beneficiarem quando há um planejamento urbano que considere perspectivas diversas.
Com atuação transversal, as intervenções aqui propostas se subdividem entre ações nas áreas de nutrição, saúde, água e saneamento, educação e proteção social.