Jundiaí lança estratégia para incentivar aleitamento materno
Objetivo da iniciativa é quebrar paradigmas que costumam interromper a amamentação antes do tempo recomendadoPara apoiar as famílias na garantia da amamentação prolongada, Jundiaí (SP) adotou a caixa de ferramentas Ela Amamenta. A estratégia, lançada na cidade em agosto, mês de incentivo à amamentação, busca quebrar paradigmas comuns, como a ideia de que a criança precisa parar de mamar para entrar na creche ou quando a mãe retorna ao trabalho.

A implementação começou com uma trilha formativa para profissionais de saúde, educação e assistência social. A capacitação combinou um curso EAD do Ministério da Saúde com treinamentos práticos promovidos pelo próprio município. Após essa etapa, os profissionais conheceram os recursos da caixa de ferramentas para aplicação no dia a dia.
As primeiras ações já estão em andamento: visitadores do Programa Criança Feliz iniciaram atendimento via WhatsApp e rodas de conversa, enquanto as creches municipais usam o material como apoio direto às famílias.
A caixa de ferramentas “Ela Amamenta” é um projeto da Urban95 desenvolvido pela Allma Hub, parceira técnica da iniciativa. Jundiaí está implementando e adaptando o programa de forma independente, criando ações complementares, como a trilha formativa.
Entre os próximos passos, a cidade pretende criar consultas de pré-natal focadas em amamentação e, a longo prazo, incluir os índices de aleitamento no cálculo de seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).