Microparques aliviam calor extremo e criam novos espaços de brincar em Fortaleza
Iniciativa da capital cearense é destaque em série da BBC sobre cidades que inovam no combate às mudanças climáticasEm Fortaleza (CE), intervenções urbanas pequenas – mas poderosas – estão se multiplicando. Em bairros quentes, densamente povoados e com pouca área verde, a cidade está construindo microparques com materiais naturais, estimulando o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas, e fortalecendo suas famílias e comunidades.

Vídeo sobre os microparques de Fortaleza, que faz parte da 2ª temporada da série “Transforming Cities”, produzida pela BBC StoryWorks em parceria com o C40 Cities.
A iniciativa da capital cearense é destaque na 2ª temporada da série “Transforming Cities”, produzida pela BBC StoryWorks, em parceria com o C40 Cities. A série mostra como cidades ao redor do mundo estão enfrentando as mudanças climáticas colocando a primeira infância no centro da solução.
Fortaleza sofre com altas temperaturas, especialmente em áreas de baixa renda, onde sombra, árvores e espaços verdes são escassos. Para lidar com esse problema, em vez de fazer grandes obras ou utilizar tecnologias caras, a cidade adotou uma outra solução: oferecer espaços verdes para a primeira infância. Esses microparques, além de pequenos e de baixo custo, transbordam vida. Eles refrescam o entorno, absorvem a chuva e transformam áreas cinzentas em locais onde as famílias podem respirar, descansar e se conectar.

Construídos com materiais naturais e reutilizados – como troncos de poda urbana, areia, plantas e madeira –, os microparques dispensam escorregadores de plástico e cores artificiais. Em vez disso, parecem pequenos pedaços de floresta: estimulam a brincadeira, mas também promovem calma, segurança e vínculo com a natureza.
As crianças adoram explorá-los. Pais e cuidadores têm um momento de descanso. Vizinhos se reúnem e conversam. Como diz Fabiana, uma mãe de Fortaleza, no filme da BBC: “Não é só um parque – mudou a forma como convivemos.”

Um dos motivos do sucesso dos microparques é o fato de serem desenhados por quem os usa. A cidade convida as famílias locais para se envolverem nos projetos, compartilhando suas ideias, ajudando a pensar o espaço e participando da sua construção. Isso gera um verdadeiro sentimento de pertencimento e orgulho.
Quer ver como esses microparques estão transformando a vida das famílias em Fortaleza? Assista ao episódio completo da série “Transforming Cities” no nosso canal no YouTube.