Mogi das Cruzes sanciona PMPI e lança Monitor de Dados da Primeira Infância
Construído com participação popular e das crianças, plano estabelece governança inovadora e intersetorialMogi das Cruzes (SP) avança em seu compromisso com a primeira infância. No dia 23 de setembro, a prefeita da cidade, Mara Bertaiolli, sancionou o Plano Municipal da Primeira Infância (Lei nº 8.247/2025), que guiará as ações voltadas a crianças de 0 a 6 anos no município até o ano de 2035. O evento de lançamento reuniu cerca de 100 convidados, entre autoridades, membros do comitê técnico intersetorial e diretores de escolas municipais no Auditório da Prefeitura, e marcou também o lançamento do Monitor de Dados da Primeira Infância. A plataforma digital pública integra informações de diversas áreas sobre a realidade da infância na cidade, permitindo identificar áreas prioritárias, apoiar a formulação de políticas públicas mais eficazes e reforçar o compromisso da cidade com os direitos das crianças.
Para a prefeita, a sanção do PMPI representa um marco para a cidade. “Tiramos do papel um sonho coletivo, fruto do diálogo entre Prefeitura, Câmara, profissionais da educação, saúde, assistência, demais secretarias e todas as famílias mogianas”, afirmou.
O plano foi elaborado de forma intersetorial, com participação de todas as pastas municipais, e ampla participação da sociedade, por meio de oficinas de escuta com famílias, educadores e dos bebês e crianças pequenas. A Urban95, por meio do CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, apoiou a elaboração do plano, oferecendo consultorias em todas as fases do processo, do diagnóstico à redação.
Além da intersetorialidade, o coordenador de primeira infância, Claudio Rodrigues, citou a estrutura de governança estabelecida como um dos destaques do plano. Inspirada nos Cadernos de Boas Práticas da Urban95, a coordenadoria de primeira infância fica diretamente subordinada ao gabinete da prefeita e o poder legislativo entra como participante do comitê gestor intersetorial. “Isso permite o fim da fragmentação de ações e poderemos trabalhar com uma rede integrada de serviços. Tudo isso vai garantir a sustentabilidade das ações independente de ciclos políticos”, explica.
Conheça o PMPI de Mogi das Cruzes na página da cidade, no site da Urban95.