Paternidade ativa: webinar mostra caminhos para engajar homens no cuidado com a primeira infância
Especialistas discutiram estratégias como pré-natal do parceiro, licença-paternidade estendida e caixa de ferramentas Papai Tá AquiComo promover uma mudança cultural que fortaleça o envolvimento dos homens no cuidado com a primeira infância desde a gestação? Este foi o tema do webinar realizado pela Rede Urban95, em 23 de setembro, que reuniu gestores públicos e especialistas para discutir estratégias práticas de incentivo à paternidade ativa.

O debate contou com a participação de Angelita Herrmann, consultora do Instituto Promundo e ex-secretária de saúde dos municípios de Colinas (RS) e Vacaria (RS); Paula Crenn Pisaneschi, gerente de projetos da United Way Brasil, e Maria Brant, consultora Urban95 e ex-secretária de assistência e desenvolvimento social de Jundiaí (SP).
A gravação completa do webinar está disponível no canal da Urban95 no YouTube. Assista:

Confira abaixo os principais momentos do encontro.
Pré-natal do parceiro: uma oportunidade para o paternar
A estratégia do pré-natal do parceiro é um ponto de partida crucial para envolver o homem nos cuidados da criança desde os primeiros momentos da gravidez, transformando a condição de pai na paternagem.
“Paternar é ação, é verbo. É o cuidado físico e emocional que se dá ao filho. É a maneira única de olhar, de falar, de cuidar da criança”, destacou Angelita Herrmann.
Angelita também apresentou recursos que oferecem orientações concretas para que as cidades possam atrair e acolher os futuros pais, rompendo com as dinâmicas tradicionais que frequentemente excluem os homens.
Formação e licença-paternidade estendida
Como os municípios podem preparar seus servidores para a licença-paternidade estendida? A formação online Paternidade Responsável, apresentada Paula Crenn, é uma iniciativa da United Way Brasil (UWB) que busca instrumentalizar os pais para que conheçam seus direitos, fortaleçam os vínculos com seus filhos e família e, ao mesmo tempo, pratiquem o autocuidado com a própria saúde.
A formação está sendo utilizada por São Paulo (SP) para sensibilizar seus servidores.
Engajamento dos homens na assistência social
Fechando o ciclo de apresentações, Maria Brant detalhou a experiência prática da estratégia Papai Tá Aqui, implementada pela assistência social de Cascavel (PR), Patos (PB) e Recife (PE). Maria destacou alguns aprendizados essenciais para engajar os homens e fazer com que identifiquem os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) como espaços para eles. O compromisso das secretárias(os) e prefeita(os), a facilitação de grupos conduzida por homens e o funcionamento noturno dos equipamentos que vão sediar os encontros foram alguns dos pontos destacados.
Este foi o terceiro webinar da Rede Urban95 em 2025, e o último do ano já tem data marcada: 25 de novembro. Esses momentos de troca são fundamentais para refletirmos sobre os desafios e caminhos possíveis para a primeira infância nas cidades brasileiras.
Inscreva-se em nosso boletim para não perder os próximos webinars e outras oportunidades da nossa rede.