Logo Urban 95 Urban 95

Notícias e artigos
Boas práticas Espaços públicos e natureza
13.07.2025

Salvador constrói seu primeiro pátio naturalizado e planeja expandir iniciativa

No espaço onde antes havia apenas concreto, as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) União Boca do Rio, em Salvador (BA), agora brincam, exploram e aprendem em contato direto com a natureza.

Inaugurado em novembro de 2024, o pátio naturalizado foi criado por meio de um processo participativo que envolveu educadores, famílias e, é claro, as cerca de 240 crianças da escola, que têm entre dois e cinco anos. Como resultado, o concreto deu lugar a áreas com terra, areia e grama, onde os pequenos podem brincar com diversos mobiliários feitos com podas urbanas de árvores. Além disso, foram plantadas árvores e instalados um redário e um pomar com frutas.

Antes:

Concreto e brinquedos plásticos, com poucas áreas verdes para as crianças. Foto: Amanda Reis.

Depois:

Grama, árvores e brinquedos naturalizados transformam o espaço de exploração e aprendizado em contato com a natureza. Foto: Isabela Bugmann.

Este é o primeiro pátio naturalizado da capital baiana, que criou um Grupo de Trabalho (GT) intersetorial para implementar projetos semelhantes em outros CMEIs. Atualmente, três novos pátios estão em fase de implantação, e outras 12 unidades de educação infantil já foram selecionadas para receber a iniciativa. O GT é coordenado pela Secretaria de Governo e reúne especialistas das secretarias de Educação, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Mulheres, Infância e Juventude, Sustentabilidade e Resiliência, Manutenção, além da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador e da Defesa Civil.

O projeto do pátio naturalizado do CMEI União Boca do Rio contou com apoio técnico do Coletivo Taboa e da Urban95/CECIP.

Guia de pátios naturalizados

Para apoiar a expansão dos pátios escolares naturalizados na cidade, a Prefeitura lançou o Guia Pátios Naturalizados nos Centros de Educação Infantil de Salvador. O material traz informações sobre a conexão dos espaços ao ar livre com o currículo de Educação Infantil do município, orientações para a implementação dos espaços – tanto na infraestrutura quanto na parte pedagógica – além do passo a passo da construção do pátio naturalizado do CMEI União Boca do Rio.