
Aracaju (SE)
A capital de Sergipe é umas das nove integrante da Rede Urban95 e faz parte da iniciativa desde 2020. O município já contou com consultoria do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), por meio da Urban95, que resultou na publicação de um caderno de ferramentas com soluções de primeira infância em espaços públicos e modos ativos de deslocamento na cidade.
da população tem entre 0 e 6 anos
habitantes
Ano em que entrou para a Rede Urban95

Material traz soluções para a primeira infância em espaços públicos e modos ativos de deslocamento, com foco em Aracaju e por meio de ações comunitárias.

O Volume 1 do Caderno de Boas Práticas Urban95 traz exemplos de espaços urbanos mais acolhedores e que aproximam a primeira infância da natureza.

O Volume 2 do Caderno de Boas Práticas Urban95 traz exemplos de programas intersetoriais e nas áreas de saúde, assistência social, educação infantil e cultura.

O Volume 3 do Caderno de Boas Práticas Urban95 aborda práticas de governança, planos municipais e uso de dados para a construção de políticas mais eficazes.

Exemplos para melhorar a qualidade ambiental e a vida urbana, com foco na primeira infância e em territórios vulnerabilizados.

Orientações para desenho urbano: a publicação apoia profissionais na construção de moradias que respondam às necessidades da primeira infância.

Material para apoiar gestores públicos na construção e manutenção de brinquedos e mobiliários naturalizados.

Ferramentas e informações para que gestores urbanos incluam perspectiva da primeira infância no planejamento e na gestão dos bairros.

Diretrizes conceituais, técnicas e boas práticas para fomentar a criação de praças para a primeira infância.
Últimas notícias e artigos
Ver todosBrasil celebra o 1º mês da Primeira Infância e conscientiza sobre importância dos primeiros anos
Confira a reportagem no site da Fundação Van Leer.