São Paulo inaugura primeira de 45 bebetecas previstas para os centros de educação

Os bebês e as famílias da zona leste de São Paulo (SP) agora contam com um espaço totalmente adaptado para incentivar o desenvolvimento integral da primeiríssima infância: a bebeteca do Centro de Educação Unificado (CEU) Barro Branco.

Nova bebeteca tem mobiliários inspirados na abordagem Pikler, livros infantis e espaços confortáveis para leitura e acolhimento dos cuidadores. Fotos: Paulo Guereta/Prefeitura de São Paulo

Inaugurado em 26 de setembro, o novo espaço visa a estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, linguístico e socioemocional de bebês de 0 a 3 anos e 11 meses. Para isso, o local conta com mobiliários inspirados na abordagem Pikler, que favorecem a autonomia dos pequenos e os instigam a escalar, equilibrar-se e explorar. Além disso, o espaço conta com uma variedade de livros infantis e áreas confortáveis para leitura e descanso, proporcionando um ambiente acolhedor aos cuidadores.

A bebeteca do CEU Barro Branco é a primeira de 45 previstas para a capital paulista. O plano da gestão municipal é implementar o projeto em cada um dos CEUs da cidade, de modo que cada espaço seja um ambiente dedicado ao aprendizado e ao convívio, proporcionando brinquedos, livros e mobiliários adequados para bebês, além da orientação de profissionais mediadores.

Plano da Prefeitura de São Paulo é inaugurar uma bebeteca em cada CEU da cidade

Bebeteca do CEU Barro Branco

Iniciativa: Urban95
Realização: Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Educação
Apoio: Fundação Van Leer (FVL)
Apoio técnico: Descobrir Brincando
O CEU Barro Branco é gerenciado pelo Instituto Baccarelli