Praça central da cidade traz as crianças pequenas para a pauta urbana
Brasiléia, representante acreana da Rede Urban95 Brasil, vem se engajando nas políticas voltadas para primeira infância, construindo cada vez mais caminhos para tornar a cidade mais amigável para crianças pequenas e seus cuidadores.
Durante a semana de comemoração aos 111 anos da cidade, que aconteceu entre 26 de junho e 4 de julho, um conjunto de intervenções e eventos foram realizados na cidade e a prefeita, Fernanda Hassem, fez questão de incluir a primeira infância. Fruto da articulação com a Rede Urban95 e o engajamento da equipe de técnicos da prefeitura, ferramentas do Pé de Infância ganharam vida na Praça Hugo Poli.
Criança brinca em intervenção do Pé de Infância/Crédito: Raylanderson Frota
Pinturas no piso para incentivar brincadeiras, contação de histórias e a ‘muretinha da fama’, que registra a marca das crianças da cidade, estão entre as estratégias para atrair os pequenos para o brincar. Os cuidadores também são convidados a entrar na brincadeira e se conectarem com as crianças por meio de mensagens que despertam a imaginação.
Este projeto faz parte da primeira etapa de intervenções urbanas voltadas para a primeira infância em Brasiléia. Muito mais está por vir nos próximos meses. A ideia é expandir as ações para o restante da cidade, levar o olhar cuidadoso para a primeira infância por meio de intervenções práticas em todos os bairros.
Família brinca em intervenções do Pé de Infância no centro de Brasiléia/Crédito: Raylanderson Frota
Para Maria Castro, coordenadora técnica da Secretaria Municipal de Educação, o projeto foi um sucesso, crianças e cuidadores se envolveram nas brincadeiras e na contação de histórias. A equipe da prefeitura está engajada para a expansão das ações voltadas para a primeira infância no município e segue contando com o apoio da Rede Urban95 para concretizá-las.
Criança interage com intervenção do Pé de Infância/Crédito: Raylanderson Frota