
Notícias e artigos
Mergulhe nas experiências dos municípios e conheça os estudos de caso que são referência na implementação da agenda de primeira infância.

Cláudia Vidigal, representante da Fundação Van Leer no Brasil, fala sobre cidades mais acolhedoras para crianças e cuidadores

Reportagem do Opinião CE destaca presença de cidades do Ceará no 4º Encontro Nacional da Rede Urban95

Reportagem na Folha de S. Paulo destaca realização do 4º Encontro Nacional da Rede Urban95, em Fortaleza (CE)

Iniciativa da capital cearense é destaque em série da BBC sobre cidades que inovam no combate às mudanças climáticas

No espaço onde antes havia apenas concreto, as crianças do CMEI União Boca do Rio, em Salvador (BA), agora brincam, exploram e aprendem em contato direto com a natureza.

Instalada em uma antiga fábrica de tecelagem, a Fábrica das Infâncias Japy foi inaugurada em 2021 como sede do Comitê de Crianças de Jundiaí (SP).

Práticas de brincar livre e em contato com a natureza é um dos principais pontos do currículo de educação infantil de Jundiaí (SP).

Cascavel (PR) iniciou, em 2021, ações para reforçar a oferta de atividades de fortalecimento de vínculo em famílias com crianças na primeira infância.

Há mais de duas décadas, o Trevo de Quatro Folhas se destaca como uma jornada na promoção da saúde da primeira infância em Sobral (CE).

Para atualizar a formação de profissionais que lidam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, a prefeitura de Recife (PE) criou os Laboratórios de Formação da Primeira Infância.

Protocolo reconhece o bem-estar e a saúde mental dos cuidadores como importantes pilares para um desenvolvimento infantil saudável.

Com o objetivo de construir o Plano Decenal para a Primeira Infância, o município de Recife (PE) criou, em 2019, a Secretaria Executiva da Primeira Infância (Sepin).
![02 - Muro Escola - Depois [BIGRS_PMF]](/media/images/02_-_Muro_Escola_-_Depois_BIGRS_P.2e16d0ba.fill-415x214.webp)
O Caminhos da Escola foi criado para reduzir o número de crianças mortas e feridas em sinistros de trânsito e para garantir mais conforto e oportunidades de interações.

Municípios brasileiros vêm transformando suas praças para incentivar brincadeiras, experiências ao ar livre e a ocupação do espaço urbano pelas crianças e seus cuidadores.

O Programa Família que Acolhe (FqA), em Boa Vista (RR), oferece suporte abrangente a gestantes, cuidadores, puérperas e crianças, desde a gestação até os seis anos de vida.

Prioridade para os pedestres, conexão fácil com equipamentos públicos e espaço para brincar ao ar livre são algumas características das zonas prioritárias para a primeira infância.

Para implementar e garantir a continuidade de políticas públicas de primeira infância, profissionais de diferentes hierarquias precisam estar alinhados e engajados.

A construção, a implementação e o monitoramento do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de São Paulo (SP) levaram em conta as proporções do município e os desafios territoriais.

O Programa Mãe Coruja, executado no município de Recife (PE), é um exemplo de como a intersetorialidade pode transformar a realidade de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores.

O primeiro pátio naturalizado implementado em Benevides (PA) foi no CMEI Isaura de Queiroz, com consultoria do Coletivo Taboa e do Instituto Alana.

Buscando aumentar as áreas verdes da cidade, Fortaleza (CE) identificou lotes potenciais para transformação em espaços naturais ou áreas verdes para brincar.

A previsão explícita da primeira infância nas peças orçamentárias de Boa Vista (RR) foi determinada pelo Plano Municipal pela Primeira Infância 2020-2030 da cidade.

Salvador (BA) criou em 2023 o Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi) da cidade, com o objetivo de integrar diversos setores da prefeitura na pauta da primeira infância.

A fim de monitorar e garantir o cumprimento das metas do Plano Primeira Infância Campineira (PIC), a gestão municipal instituiu uma coordenação executiva que é oficializada por lei.

O BigData Fortaleza auxilia servidores e gestores públicos da prefeitura a visualizar informações, interpretar dados e prever demandas relacionadas à primeira infância.

O Orçamento Primeira Infância (OPI) cumpre a exigência de transparência do orçamento estabelecida no Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de São Paulo (SP).

As Praças da Infância constavam no plano de governo com o objetivo de criar ou requalificar praças em Recife (PE), para que as crianças possam brincar próximo às suas casas.

O Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância de São Paulo (SP) é vinculado à Secretaria de Projetos Estratégicos (SEPE), da Secretaria de Governo Municipal (SGM).

Mais segurança, ludicidade, áreas de descanso e espaços para brincar em contato com elementos da natureza agora fazem parte do trajeto escolar no bairro Satélite Íris.

Encontros mensais irão debater temas relacionados à primeira infância, reunindo sociedade civil, especialistas, servidores e secretários.

Quem chega à escola no bairro Fátima em Canoas (RS), encontra um espaço transformado com intervenções que tornam o trajeto de crianças e cuidadores mais divertido e seguro.

O curso “Me Conta uma História” capacitou cerca de 60 pessoas em nove cidades da Rede.

Como o contato com a natureza pode transformar as infâncias e o futuro das cidades.

Olhar para a habitação é essencial para garantir ambientes mais justos, saudáveis e acolhedores para as infâncias.

Fortaleza (CE), Mogi das Cruzes (SP) e Salvador (BA), integrantes da Rede Urban95, estão entre as quatro cidades brasileiras selecionadas para o Streets for Kids 2025.

Integrantes do Programa de Qualificação de Centralidades da cidade participaram de uma formação promovida pela Urban95 realizada em 18 de março.

A iniciativa, instituída por decreto municipal, permite que moradores abram suas ruas aos domingos e feriados para que crianças e famílias possam brincar em segurança.

O pátio antes dominado pelo concreto, do CMEI Baronesa de Sauípe, em Salvador (BA), transformou-se em um espaço para brincar e aprender em contato com a natureza.

As praças foram pensadas para estimular o desenvolvimento motor e incentivar os primeiros passos e descobertas dos pequenos.

O projeto vem fortalecendo os laços entre a primeiríssima infância (crianças de 0 a 3 anos), seus cuidadores e a comunidade do bairro Dom Expedito, em Sobral (CE).

Em Belo Horizonte, a qualificação de espaços públicos para a primeiríssima infância fortaleceu os vínculos comunitários a partir da relação entre os bebês e seus cuidadores.

O primeiro webinar Urban95 de 2025 reuniu cerca de 500 participantes, incluindo prefeitas e prefeitos, gestores e servidores.

O programa, realizado pela Fundação Van Leer em parceria com a London School of Economics (LSE), oferece ferramentas e estratégias para transformar as cidades em lugares mais amigáveis para a primeira infância.

Após um processo iniciado em 2023, o Plano de Bairro Amigável à Primeira Infância (PBAPI) da Vila Farroupilha foi finalizado em dezembro de 2024.

A Bebeteca Antirracista Curumim, na Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Periperi, é um espaço criado para aproximar bebês e crianças da leitura com foco no letramento racial.

Em entrevista à jornalista Anya Groner, no último mês de sua gestão, Paula Mascarenhas falou sobre como essas iniciativas transformaram a cidade.


Prefeituras interessadas em transformar suas cidades em espaços mais acolhedores para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores têm até o dia 20 de janeiro para se inscrever.

Reportagem na página do Urban95 Academy mostra a experiência de Pelotas, RS. Em inglês.

Prefeitos, gestores e servidores das cidades da Rede Urban95 no Brasil estiveram presentes no webinar "Retrospectiva Urban95 2020-2024: Avanços para a primeira infância".

Reportagem no portal Terra mostra inspirações para tornar os espaços urbanos mais amigáveis para as crianças.

Reportagem no portal Terra: Confinamento e desenvolvimento infantil não combinam.

Reportagem do Correio Braziliense: Cidade boa para morar é uma cidade boa para as crianças.

Reportagem do site Alma Preta traz caminhos para criar uma cidade mais acolhedora.

O documento organiza a criação de um ambiente urbano que favoreça o desenvolvimento saudável e seguro de bebês e crianças, e oferecendo suporte adequado aos cuidadores.

Confira o artigo de Renato Godoy e Claudia de Freitas Vidigal para o portal Jota.

Confira reportagem do site do Porvir sobre esses espaços que estimulam o papel do mediador na promoção da formação literária das crianças.

Quase 400 servidores das cidades que implementam a iniciativa Urban95 estiveram presentes no webinar "Papai tá aqui: um pai presente muda tudo".

10 diretrizes da Urban95 para a construção de uma cidade mais acolhedora para crianças, famílias e seus cuidadores.

Cidades têm adotado o programa Pé de Infância para incentivar mudanças de comportamento que impactem positivamente a primeira infância e seus cuidadores.

Mais de 1,8 mil m² de área verde foram requalificados para proporcionar às crianças do Jardim Novo Horizonte mais contato com a natureza e oportunidades de brincar ao ar livre.

O CerPrinc foi planejado para unir formação de profissionais, pesquisas e serviços voltados à primeira infância.

Conheça publicações que sistematizam projetos e materiais para serem utilizados no dia a dia.

Saiba como foi o Encontro Urban95 2024, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de abril, em Recife (PE).

Cascavel (PR) está investindo na criação de espaços naturalizados em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e parques.

A ferramenta consiste em um tabuleiro com trilhas, onde cada casa representa um tópico da vida do bebê, como amamentação, segurança alimentar e educação não violenta.

A área de 365 m² foi projetada para promover brincadeiras ao ar livre e em contato com a natureza.

Como seriam as cidades se a prioridade fosse a infância? Confira a reportagem do site Educação e Território.

A psicanalista Vera Iaconelli foi a convidada especial do webinar “Cuidar de quem cuida: pensando o bem-estar dos adultos de referência para a primeira infância”.

Portal Veja SP: SP ganha 11 novas bebetecas, com atividades gratuitas para a primeira infância.

Uma comunicação eficaz desempenha um papel crucial na consolidação da pauta da primeira infância nas cidades.

As calçadas foram ampliadas, foram instaladas rampas de acessibilidades e também bancos de concreto, bicicletário, canteiros e novas lixeiras.


Webinar "Bebetecas: espaços de desenvolvimento para a primeiríssima infância" debateu sobre modelos de bebeteca, atividades e a importância da leitura nos primeiros anos de vida.

O documento traz uma seção específica sobre primeira infância.

Podcast Café da Manhã mostra como crise do clima afeta os direitos e a saúde das crianças.

Avaliação pós-intervenção revelou que, para 86,7% dos moradores, há mais crianças brincando no entorno e, para 66,7% das pessoas, as ruas ficaram mais seguras.


O novo Parque Natú é construído a partir de elementos naturais e lúdicos, o que enriquece o local com mais possibilidades de interação, exploração e criação para os pequenos.

A estratégia “Família +” tem fortalecido os vínculos entre crianças, cuidadores e escolas de educação infantil de Cascavel (PR).


O Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância (PIAPI) é uma resposta ao desafio de democratizar o acesso à cultura nas diferentes regiões da metrópole.

Confira reportagem do G1 sobre o Comitê das Crianças de Caruaru.

Jornal A Tarde: Instituto dos Arquitetos do Brasil promove concurso público nacional de projetos de mobiliário urbano.

Confira artigo do ITDP Brasil para o portal Archdaily.

Reportagem da Casa Vogue fala sobre a importância de investir em políticas urbanas para a infância nos municípios.





Em Sobral (CE), a Prefeitura elaborou uma cartilha para apresentar seu Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de forma mais clara.


Os pontos centrais do “Colinas 1000 dias” são a saúde, o pleno desenvolvimento e o vínculo da criança e da família.

Antigamente uma área ocupada por entulho, o local agora possui trilhas sensoriais, brinquedos e mobiliário.

Reportagem da Summit Mobilidade traz as mudanças em Canoas, RS, a partir da entrada na Rede Urban95.

Reportagem do Valor Econômico mostra porque investir em crianças de 0 a 6 anos é importante.

A iniciativa foi resultado de esforços conjuntos entre a Secretaria de Educação e outras pastas, como Meio Ambiente e Obras e Desenvolvimento.

Guia convida crianças de 0 a 6 anos e seus cuidadores a desfrutar dos espaços culturais e naturais da cidade.


Uma rua que era exclusiva para a circulação de automóveis agora é um local mais seguro e acolhedor para bebês, crianças pequenas e cuidadores no bairro do Sumaré, em Sobral (CE).

As duas cidades contaram sobre seus aprendizados e desafios no webinar Entornos Escolares: Estratégias para Fomentar a Segurança Viária e a Mobilidade Ativa.

Confira o artigo de Carlos Leite, Hermano Tavares e Paulo Saldiva para a revista Piauí.

Reportagem do portal Lunetas fala sobre a desconexão com os ambientes naturais.

Confira artigo do pediatra Daniel Becker para o jornal O Globo.


Artigo sobre a primeira Rua Completa em Jundiaí, publicado no portal Archdaily.


Luciano Ramos compartilha dicas para aumentar a participação masculina nos equipamentos de saúde, e sua presença nos cuidados com a primeira infância.

O material convida cuidadores a relatar sentimentos, acontecimentos e curiosidades sobre os primeiros 1000 dias do bebê – aqueles que vão da gestação aos 2 anos de vida.



Representantes das 24 cidades da Rede Urban95 apresentaram suas ações para a primeira infância no webinar "Rede Urban95 em 2022: Celebrando ações para a primeira infância".

Experiências de municípios da Rede Urban95 que podem inspirar gestores e equipes técnicas a pensar políticas que unem cultura e primeira infância em seus territórios.

Ações e políticas que podem servir de inspiração para implementar iniciativas de paternidade ativa nos municípios.

Caruaru (PE) tem requalificado seus espaços educativos a partir do conceito de desemparedamento.


A plataforma sistematiza dados gerados por serviços públicos e apoia a criação de políticas públicas assertivas para bebês, crianças pequenas e cuidadores.



Para garantir políticas públicas urbanísticas para a primeira infância, cidades da Rede Urban95 estão incluindo a perspectiva de crianças, bebês e cuidadores no Plano Diretor.







Confira a reportagem no site da Fundação Van Leer.

Confira o artigo no site da Fundação Van Leer.

Confira artigo no site da Fundação Van Leer.

Leia a cobertura do evento no site da Fundação Van Leer.



Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.

Boas práticas atestam que a parceria pode gerar melhorias para crianças e suas famílias.





Além dos Planos de Primeira Infância, o projeto resultou na produção de oito Diagnósticos Municipais da Primeira Infância.


Com foco na primeira infância, curso tem atividades teóricas e práticas para apoiar as cidades nas transformações de hábitos.



A Prefeitura de Recife, juntamente com a Agência de Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), instalou cinco Espaços de Leitura em comunidades do Programa Mais Vida nos Morros.






A Rua Ernesto Che Guevara foi adaptada com paisagismo para receber as crianças para um mergulho no universo de histórias e brincadeiras.





Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.





Em Mogi das Cruzes (SP), gestantes e mães recebem atendimento especializado por telefone e os dados ajudam na construção de novas políticas públicas.

Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.





Reportagem da Folha de S. Paulo sobre processos participativos envolvendo crianças.


Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.

Programa também dá atenção especial às crianças dessas famílias.







Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.

Confira os benefícios da educação ao ar livre elencados pelo programa Criança e Natureza.

O material poderá ser usado como um guia para outras cidades, como referência e fonte de consulta.

A mudança climática é uma das maiores ameaças aos direitos das crianças que esta geração enfrenta, com 1 bilhão de crianças e adolescentes em risco extremamente alto.







Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.








Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.



Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.

Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.



Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.
























Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.


Portal Mobilize: estação do Mini Bicicletar foi inaugurada no bairro Vila Velha













Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.



Confira artigo do ITDP para o site Caos Planejado.


Como incluir a gestão de dados a favor da primeira infância nos municípios.


Estadão: Desenvolver políticas públicas destinadas a crianças garante cidadãos mais conscientes.



Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.





Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.


Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.





Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.





Confira reportagem do site TV TEC sobre as projeções especiais no mês da primeira infância.





IstoÉ: Dez cidades brasileiras celebrarão, pela primeira vez, agosto como o mês da Primeira Infância.

Artigo de Roberta Soares / ITDP Brasil para o portal Archdaily.



Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.













Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.





Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.

Artigo publicado no Archdaily sobre a expansão da Rede Urban95 em 2021.

Revista Projeto: A iniciativa Urban95 anuncia parceria com mais 11 municípios.




Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.


Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.

Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.




Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.



Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.

Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.


Saiu no Archdaily: edital para projetos de urbanismo e arquitetura na área da primeira infância.


Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.




Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.

Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.

Diário de Pernambuco: A Prefeitura do Recife inaugurou espaço no Compaz com fonte interativa, brinquedos e jardim sensorial.



Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.



Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.

Reportagem da BBC News Brasil traz boas práticas em cidades brasileiras.

G1: Jundiaí assina compromisso com a Rede Urban95.



Confira artigo publicado no Ecoa/UOL.




Diário de Pernambuco: O investimento na primeira infância é uma prioridade na gestão e a ideia é fortalecer as atividades intersetoriais.

Se uma cidade conseguir oferecer qualidade de vida às suas crianças também o fará para toda sua população. Confira artigo de Jorge Abrahão para a Folha de S. Paulo.

Diário de Pernambuco: Às vésperas do Dia das Crianças, a Prefeitura do Recife entregou mais uma intervenção do programa Mais Vida nos Morros.


Tendências e Debates: Confira artigo de Fernanda Rezende Vidigal e Jorge Abrahão para a Folha de S. Paulo.