Prêmio incentiva a pesquisa científica na área da primeira infância

20/06/2022 Blog

A ciência pode contribuir no aperfeiçoamento das políticas públicas para a primeira infância no Brasil – e há exemplos consistentes e exitosos ao longo do país que podem ser estimuladores de novas iniciativas. Com essa convicção foi lançado o Prêmio Ciência Pela Primeira Infância, iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), sob coordenação técnica da ponteAponte. As inscrições estão abertas até 10 de julho e podem ser realizadas pela página premioncpi.com.br.

O objetivo do prêmio é identificar e reconhecer pesquisadores e pesquisadoras que tenham feito pesquisas com foco em temáticas da primeira infância, com o objetivo de ajudar a disseminar conhecimento científico que possa apoiar a formulação ou a qualificação de políticas públicas em primeira infância no país.

O Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) é uma coalizão que produz, disponibiliza e divulga conteúdo científico sobre o desenvolvimento da primeira infância de forma acessível, sob a perspectiva de que a ciência aplicada é a chave para o fortalecimento de políticas públicas, programas e práticas profissionais focadas na melhoria da qualidade de vida de crianças brasileiras em situação de vulnerabilidade. 

A seleção será feita a partir da inscrição de pesquisa relacionada a pelo menos um dos eixos temáticos:

O prêmio busca reconhecer pesquisadores que estejam envolvidos com esse tema em suas carreiras acadêmicas e que tenham interesse em disseminar suas pesquisas por meio de publicações, imprensa ou redes sociais, com o objetivo de sensibilizar gestores públicos.

A pesquisa precisa ter sido feita há no máximo 5 anos ou estar em andamento, com previsão de término de análise de dados até agosto de 2022. Ao final do processo seletivo, os 15 pesquisadores selecionados vão receber formação sobre disseminação do conhecimento científico sobre primeira infância aplicado às políticas públicas, utilizando linguagem acessível e de alto impacto, além da oportunidade de integrar e participar de encontros com uma rede plural de pesquisadores.

Serão também convidados para participação em evento de premiação promovido pelo NCPI, ganharão a chance de produzir publicações de 1 a 2 páginas ou de 6 a 8 páginas voltadas a gestores públicos e prêmio de R$ 3 mil para até 9 finalistas e de R$ 10 mil para até 6 vencedores, como forma de reconhecimento por seu esforço e dedicação ao processo.

Fizemos uma seleção de boas práticas ao redor do país que conciliam pesquisa científica e política pública voltadas à primeira infância. Conheça mais aqui!