FAQ da Urban95

Se você tem dúvidas sobre os projetos da Urban95, preparamos uma FAQ (ou seja, página de perguntas frequentes) para que você conheça mais sobre a iniciativa. Acompanhe!

O que é a Urban95?

A Urban95 é uma iniciativa da Fundação van Leer pela promoção da agenda da primeira infância nas cidades. A iniciativa trabalha com diversos profissionais, como urbanistas, designers e planejadores, que atuam em conjunto com autoridades municipais para promover intervenções nos espaços públicos e mudanças na gestão local.

A proposta da Urban95 é trazer a perspectiva de bebês e crianças pequenas para as cidades. Isso vale tanto para questões de planejamento urbano quanto para o acesso a serviços, mobilidade, programas e políticas públicas, entre outros.

Para fazer isso, a iniciativa propõe o envolvimento de gestores públicos e técnicos, além da sociedade civil, famílias e cuidadores de bebês e crianças pequenas. Afinal, eles sabem melhor do que ninguém as necessidades das crianças no território das cidades.

O conceito da Urban95 chama a atenção das pessoas para pensarem e projetarem cidades pela perspectiva de quem tem apenas 95 cm de altura. Essa é a altura de uma criança por volta de 3 anos. Segundo uma máxima universal do design, essas cidades são melhores para todos: “Se um espaço é seguro, limpo e interessante o suficiente para um bebê, é provável que ele seja bom para todos”.

Qual é o objetivo da Urban95?

O objetivo da Urban95 é promover a capacitação de gestores públicos e técnicos com a finalidade de implementar soluções urbanas e ofertar serviços nas cidades de modo a potencializar o desenvolvimento de crianças na primeira infância. Isso é feito a partir de ações coordenadas, as quais fazem com que as pessoas possam ter mais contato com a natureza na cidade, estejam próximas dos serviços essenciais, tenham interações positivas e mais qualidade de vida e bem-estar.

A Urban95 também tem como objetivo fazer com que os bebês e crianças pequenas, especialmente as que estão na primeira infância, tenham os recursos necessários nas cidades para se desenvolver melhor. Para tal, considera também a perspectiva dos cuidadores e famílias de crianças na primeira infância.

Por que cuidar da primeira infância?

Porque pesquisadores, neurocientistas e especialistas em saúde pública são categóricos em afirmar que bebês e crianças pequenas são os melhores aprendizes do planeta. Eles crescem e aprendem mais rápido nos primeiros anos de vida. Durante a primeira infância, seus cérebros se desenvolvem mais rapidamente que em qualquer outra época de suas vidas, e as experiências vividas têm um impacto profundo e duradouro sobre sua saúde física e mental e sobre sua capacidade de aprender e de se relacionar com os outros.

O que pais e outros cuidadores fazem durante este período ajuda a construir a arquitetura cerebral que servirá de base para uma boa saúde e um bom aprendizado durante o resto da infância e da vida adulta. É por isso que acreditamos que um bom começo para todas as crianças é o que podemos fazer de melhor para termos uma sociedade mais saudável, pacífica e criativa.

O cuidado com a primeira infância é extremamente importante pois denota muito do que a criança vai ser quando ficar adulta. Os primeiros anos de vida pautam o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos pequenos, de modo que tudo que as crianças viverem de positivo ou negativo acaba sendo refletido em forma de habilidades, traumas e desafios por toda a vida.

Como funciona a Urban95?

No Brasil, a Rede Urban95 acontece a partir da Fundação van Leer e seus diversos parceiros executores em articulação com as cidades participantes. As cidades recebem apoio especializado para o desenvolvimento de programas para a primeira infância, para repensarem seus espaços urbanos, para avançarem nas estratégias de gestão,  sempre com foco nos bebês, crianças pequenas e, é claro, seus cuidadores.

A Urban95 também está presente em outros países, Israel, Peru, Turquia, Holanda, Jordânia e Índia.

Como é o trabalho da Urban95?

Aqui no Brasil, são 27 municípios integrando a Rede Urban95. Nesses municípios a Rede oferece apoio técnico para realização de diagnósticos, assessoria técnica e o aprimoramento de políticas e programas existentes, além da elaboração e o monitoramento dos Planos Municipais pela Primeira Infância, suporte para campanhas de mudança de comportamento, etc.

Em cada cidade, a Urban95 realiza um diagnóstico completo sobre o que acontece em relação aos cuidados com a primeira infância dos habitantes. Depois é instituído um plano de ação, com atividades coordenadas para aproximar as crianças e seus cuidados dos espaços públicos e da natureza, dar um auxílio na utilização dos serviços e trazer mais mobilidade. Tudo isso é feito com base nos dados colhidos por meio do diagnóstico inicial e do monitoramento realizado pela iniciativa.

Compõe hoje a Rede Urban95 Brasil:

Quem pode participar da Rede Urban95?

As cidades da Rede Urban95 são selecionadas pela Fundação van Leer, mas seus conceitos podem ser incorporados por todas as cidades brasileiras, planejadores, arquitetos e urbanistas, que têm um papel fundamental na transformação das cidades. Os gestores públicos também têm um papel importante no desenvolvimento de um planejamento urbano e programas que considerem a agenda da primeira infância.

Como entrar em contato?

Ao final da página principal do site da Urban95, no formulário  “Entre em contato”. Lá, você pode deixar seu nome, e-mail e uma mensagem para a iniciativa.