Biblioteca

Para inspirar e ajudar gestores municipais a entenderem a importância de investir na primeira infância, a Rede Urban95 Brasil disponibiliza materiais de apoio, com ideias e exemplos de boas práticas no mundo. Faça o download gratuitamente.

Buscar por:
Tema:

Flor do Mandacaru – Programa de saúde sexual e prevenção à gravidez de adolescentes

A publicação sistematiza o programa Flor do Mandacaru, iniciativa da Secretaria de Saúde de Sobral (CE) dentro da Estratégia Trevo de Quatro de Folhas, que promove educação sexual e ações de prevenção de gravidez na adolescência. O guia detalha como a metodologia nasceu, o papel da escuta sensível no acolhimento de adolescentes, como são construídas as oficinas e os atendimentos individualizados do programa, e o direcionamento de serviços quando acontece a gravidez, com atividades construídas nos princípios de diálogo e empatia. A publicação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, com apoio da Fundação Van Leer e do CECIP, e coordenação editorial da Samambaia Comunicação, sob coordenação de Paula Perim.

Download de jogos disponíveis na publicação.

Leia mais

Bebeteca – Guia prático para implementação

Este manual visa incentivar e viabilizar a criação de espaços de estar para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores em equipamentos como creches, centros de referência de assistência social (CRAS) e unidades básicas de saúde. Traz orientações conceituais e técnicas para a produção de mobiliários modulares, incentivando também que os equipamentos insiram elementos da cultura na implementação das bebetecas. A publicação é do Estúdio +1 e da Onírica Urbe.

Todos os modelos de mobiliário estão disponíveis para download.

Leia mais

Bebeteca: Espaço de encontros e descobertas em família

Bebetecas são espaços construídos para bebês de 0 a 3 anos, onde cada mobiliário, brinquedo e livro incentiva a autonomia, a ludicidade e o desenvolvimento físico, motor e sociomocional dos pequenos.Nesta dupla publicação, criada pelo Instituto Descobrir Brincando em parceria com a iniciativa Urban95, são apresentadas referências teóricas e práticas de como implementar bebetecas.

O Guia de Apresentação traz princípios teóricas sobre bebetecas, a importância da mediação nestes espaços e também exemplos no Brasil e no mundo. Já o Guia de Implementação traz dados como especificações técnicas, atividades formativas para mediadores, pacotes de comunicação e outras ferramentas para a construção das bebetecas.

Guia de Apresentação
Guia de Implementação

Leia mais

Guia Passo a Passo Ruas de Brincar

A iniciativa Ruas de Brincar incentiva moradores de Jundiaí (SP) a solicitar autorização à Prefeitura para fechar um trecho de via aos domingos e feriados, encorajando a ocupação das ruas por crianças e promovendo assim autonomia,  um resgate de brincadeiras e intercâmbio geracional. Este guia contém informações sobre como funciona o programa, dicas de brincadeiras, esclarecimentos sobre o processo que deve ser feito com os vizinhos e a prefeitura, além de orientações para o dia das ativações, podendo servir de inspiração para ações similares em qualquer cidade. A publicação é do Ateliê Navio, com apoio do Cidade Ativa e conteúdo da comunicação da Allma Hub.

 

Leia mais

Caderno de experiências das cidades da Rede Urban95

O caderno reúne políticas e iniciativas para a primeira infância das 27 cidades que fazem parte da Rede Urban95 no Brasil. As experiências se encaixam nos eixos de espaços públicos e natureza, programas e serviços e também sustentabilidade e governança, relatando etapas de implementação, resultados, orçamento, atores envolvidos na realização das ações, além de recomendações para outras cidades. A publicação, que foi utilizada nas dinâmicas com representantes da cidades que participaram do Encontro Urban95 2023, foi feita pelo CECIP Centro de Criação de Imagem Popular.

Leia mais