Biblioteca

Para inspirar e ajudar gestores municipais a entenderem a importância de investir na primeira infância, a Rede Urban95 Brasil disponibiliza materiais de apoio, com ideias e exemplos de boas práticas no mundo. Faça o download gratuitamente.

Manifesto Urban95

Neste documento são apresentadas as características de uma cidade Urban95, visando ajudar as lideranças das cidades a lidar com os enormes desafios que as crianças pequenas e seus cuidadores enfrentam todos os dias.

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Guia Urban – Ideias para ação

O guia foi criado para ajudar governos municipais e seus parceiros da sociedade civil a entenderem a importância de investir nos bebês, crianças pequenas e nas pessoas que cuidam deles, e para proporcionar ideias factíveis e orientação sobre como realizá-las.

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Espaços públicos e natureza 

Nesta seção, você encontra guias, jogos e publicações para apoiar gestores e equipes técnicas a implementar ações de planejamento urbano para a primeira infância, priorizando o contato com a natureza e a ocupação de espaços públicos.

Ideias para Parquinhos para crianças de 0 a 3 anos

Esta publicação é dedicada a parquinhos, praças e parques e levanta questões pertinentes às necessidades de crianças de 0 a 3 anos e de seus cuidadores. Em vez de chegar a conclusões definitivas, fornece princípios e sugestões que inspirem administradores públicos, legisladores, projetistas e cidadãos a explorar ideias novas e criativas.

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pARQUES NATURALIZADOS: paisagens para o brincar

Criada pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, a publicação Parques Naturalizados, a publicação defende a construção de parques naturalizados para aproximar crianças em contexto urbano da natureza. No livro, gestores e equipes técnicas podem encontrar sugestões de como criar projetos e políticas públicas que contemplem parques e pátios naturalizados, e também dicas de como escolher espaços, fazer a manutenção e chamar a comunidade para se apropriar destes espaços verdes.

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Manual para Praças da Infância de Recife

A publicação realizada  pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e a Fundação Bernard van Leer, com elaboração do Estúdio +1, traz diretrizes conceituais, técnicas e boas práticas para fomentar a criação de praças para a primeira infância na capital de Pernambuco. Reconhecendo a importância destes espaços para as crianças da cidade, o guia indica possíveis estruturas e estratégias para o desenvolvimento de novos espaços.

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Qualidade do ar e a primeira infância

Este material, desenvolvido no âmbito da parceira com o WRI Brasil para o Programa Urban95, iniciativa da Fundação Bernard van Leer, detalha os efeitos nocivos da poluição do ar à saúde das crianças e apresenta ações para minimizá-los.

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Mobilidade para famílias

Nesta seção, você encontra guias e jogos para desenvolver políticas públicas que incentivem amplas possibilidades de mobilidade para crianças e cuidadores, explorando diferentes escalas, da cidade ao bairro, do planejamento ao desenho urbano.

Guias para o desenvolvimento de bairros amigáveis à primeira infância (bapis)

As quatro publicações constituem o conjunto de guias para o desenvolvimento de Bairros Amigáveis à Primeira Infância (BAPIs). Desenvolvidos em parceria com o IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil, oferecem ferramentas e conhecimentos baseados na realidade brasileira para que gestores urbanos e projetistas possam incluir a perspectiva da primeira infância e de seus cuidadores no planejamento, no desenho urbano e na gestão dos bairros.

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O jogo como ferramenta – Boas práticas urbanísticas para a Primeira Infância brasileira

Em formato lúdico, próprio para atividades que envolvam crianças, o jogo também pode ser usado com gestores públicos e organizações que buscam encontrar soluções para os problemas associados à primeira infância. A brincadeira propõe trazer novos atores  para participar do planejamento e da escolha de soluções para seu território.

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As cartas do jogo >>

Ficha síntese >>

O tabuleiro >>

desenhando ruas para crianças

Esse guia captura as melhores práticas, estratégias, programas e políticas internacionais que as cidades ao redor do mundo têm usado para projetar espaços que permitem que crianças de todas as idades e habilidades utilizem o bem mais abundante das cidades – as ruas. Nele, há recomendações de design e estudos de caso que destacam ruas seguras, agradáveis e inspiradoras para crianças e cuidadores.

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Cidades para brincar e sentar: uma mudança de perspectiva para o espaço público

Esta publicação, do Instituto Alana e do Criança e Natureza, apresenta um passo a passo do processo de intervenção no espaço público nas cidades de Griesheim e Brühl, que levou em conta a participação e os interesses de crianças, idosos e de quem tem mobilidade reduzida. O guia detalha etapas do planejamento e a identificação de rotas relevantes, mapeadas por crianças e idosos, que resultaram na escolha dos locais para a instalação de objetos para brincar e sentar.

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Primeiros passos: mobilidade urbana na primeira infância

Com o objetivo de explorar a relação e o impacto que a mobilidade urbana tem sobre o desenvolvimento e a qualidade de vida da primeira infância, o ITDP realizou um estudo no município de Recife, com o apoio da Fundação Bernard van Leer e o suporte da Secretaria de Planejamento e Gestão de Recife (SEPLAG/PCR). O material traz recomendações específicas para Recife, mas também recomendações gerais para outras cidades brasileiras que desejem avançar no tema.

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Guia de pontos de ônibus

Esse guia procura apoiar, de forma simples, os gestores públicos e urbanistas a implementarem intervenções eficazes nos pontos de ônibus e seus entornos que garantam segurança, conforto, interação social e inspiração para as crianças, seus cuidadores e todos os cidadãos.

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Caderno de Ferramentas: Soluções de Primeira Infância em espaços públicos e modos ativos de deslocamento em Aracaju

Também disponibilizado na plataforma arbo, do IAB, esse trabalho tem como objetivo propor ao poder público estratégias e ferramentas capazes de direcionar o desenvolvimento de desenhos urbanos e ações comunitárias, que considerem a primeira infância como norteadora dos projetos. No intuito de tecer realidades possíveis, o material surge de especificidades locais expressadas no cenário da maioria das cidades brasileiras.

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Utilização e aprimoramento de serviços 

Nesta seção, você encontra guias e cartilhas para criar e apoiar o aprimoramento de programas e políticas voltadas para a primeira infância e seus cuidadores.

Jornada Online Primeira Infância

A JOPI foi desenhada para apoiar os atores do Programa Criança Feliz, do Ministério da Cidadania, durante a visitação domiciliar do público prioritário do programa. Sua experiência de aprendizagem é multiformato, considera as diferentes formas de aprender e é 100% remota, pelo WhatsApp. A jornada é constituída por 5 sessões de aprendizagem e os temas principais são: abordagem com as famílias, rotina de cuidados, brincar e desenvolvimento motor.

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mÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA: uM GUIA PARA CIDADES URBAN95

O Guia Mês da Primeira Infância é um material de apoio e incentivo para cidades que estão se preparando para o Mês da Primeira Infância, que acontece em Agosto. A publicação material traz ideias de atividades voltadas a crianças, cuidadores, gestores e profissionais da rede de apoio, além de sugestões de como criar uma programação inclusiva, diversa e descentralizada.

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escuta COMO ATO DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: ouvindo crianças e adultos na formulação de planos municipais pela primeira infância (pmpi).

Esta cartilha visa apoiar gestores e sociedade civil na criação de espaços de escuta para crianças e adultos durante a formulação de Planos Municipais pela Primeira (PMPI) em suas cidades. O guia contém referencial teórica sobre processos de escuta, além de sugestões de atividades e práticas para diferentes públicos.

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Guia de Acolhimento Familiar

Criado pela Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora, do qual a Fundação Bernard van Leer e organizações parceiras participa, o Guia de Acolhimento Familiar proporciona uma compreensão ampla sobre o que é o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e suas principais características, parâmetros e benefícios para crianças e/ou adolescentes acolhidos. Composto por 6 cadernos, oferece orientações para sua implementação qualificada a todas e todos envolvidos direta ou indiretamente em sua execução.

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Ciranda de formação: proposta para ciclo formativo intersetorial sobre primeira infância

Baseando-se na experiência de Sobral (CE), que têm implementado momentos formativos para todas as suas secretarias e respectivas equipes técnicas, esta cartilha explica possíveis caminhos para montar uma estrutura de formação em primeira infância para as diferentes áreas de gestão dos municípios.

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LEITURA LITERÁRIA: O LIVRO COMO MEDIADOR DE ENCONTROS

A publicação propõe estratégias para aproximar crianças pequenas da literatura. A cartilha sugere formas de mediar leitura, formas de escolher livros, e também como montar ambientes propícios para momentos literários para a primeira infância e seus cuidadores.

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Mudança de comportamento

Nesta seção, você encontra ferramentas e guias que incentivam mudanças de comportamentos em cuidadores, servidores de equipamentos e serviços públicos que beneficiam a primeira infância.

Pé de Infância

O Pé de Infância é uma caixa de ferramentas para ajudar cuidadores de crianças pequenas a incluir 3 comportamentos fundamentais em suas rotinas: brincar, cantar e contar histórias diariamente durante a primeira infância. Essa é uma iniciativa da Rede Urban95 para promover mudança de comportamento no cuidado de crianças de 0 a 6 anos.

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cANTAR, BRINCAR E CONTAR HISTÓRIAS

Dentro desse kit, criado em parceria com especialistas em mudanças de comportamento da organização Allma Hub Criativo, você encontra uma série de vídeos que mostram a importância de atividades como a hora do banho, hora do recreio, hora da história, além dos cuidadores incentivando os filhos pequenos a participarem das tarefas do dia a dia, como lavar uma moto. Também mostra que as interações e as brincadeiras podem ser criadas de maneira divertida e usando objetos do dia a dia, como, por exemplo, batatas.

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cria na paz

A campanha Cria na Paz propõe uma série de ferramentas para abordar a educação não violenta, e conta com minivídeos da psicanalista e escritora Elisama Santos. As ferramentas incluem materiais de comunicação para espaços públicos, posts para redes sociais, ideias para comunicação com cuidadores e estão disponíveis gratuitamente nos sites das campanhas – que fazem parte do Pé de Infância, iniciativa da Urban95 em parceria com a Allma Hub.

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Brincar livre

A campanha Brincar Livre traz ferramentas que incentivam a brincadeira em momentos do cotidiano como forma de fortalecer vínculos, e teve consultoria do pediatra e sanitarista Daniel Becker. As ferramentas incluem materiais de comunicação para espaços públicos, posts para redes sociais, ideias para comunicação com cuidadores e estão disponíveis gratuitamente nos sites das campanhas – que fazem parte do Pé de Infância, iniciativa da Urban95 em parceria com a Allma Hub.

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Tomada de decisão com base de dados

Nessa seção, você encontra ferramentas e guias para apoiar a coleta de dados sobre como gestantes, puérperas, cuidadores, bebês e crianças pequenas utilizam a cidade e os serviços, e a partir dos dados, realocar recursos e facilitar a coordenação intersetorial na hora de desenvolver políticas públicas.

QUALI-URB INFÂNCIA

Este documento apresenta o Quali-Urb  Infância, método para monitoramento da qualidade do ambiente urbano percebida em  rotas escolares, concebido para a avaliação de atributos que qualificam o espaço urbano para a primeira infância. Também é  apresentado o processo detalhado para a aplicação prática das ferramentas  disponibilizadas, contemplando as etapas de planejamento, coleta e análise de dados.

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PRIMEIRA INFÂNCIA NO OPENSTREETMAP

Os dois volumes do “Primeira Infância no OpenStreetMap” apresentados a seguir são um convite à execução de mapeamentos voltados para a primeira infância, utilizando o OpenStreetMap como ferramenta de mapeamento colaborativo.

Volume 1: guia de ferramentas

Este guia apresenta o OpenStreetMap e um conjunto de ferramentas disponíveis para sua edição, visualização, extração de dados e compartilhamento de mapas. Este material é uma introdução para o volume 2, que apresenta um roteiro para a execução de mapeamentos voltados para a primeira infância.

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Volume 2: Manual de mapeamento

Este manual apresenta um passo-a-passo de como usar as potencialidades do OpenStreetMap que foram apresentadas no volume 1, é um convite para a exploração da ferramenta e para o mapeamento da sua cidade com o olhar para os bebês, crianças pequenas e seus cuidadores.

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Materiais institucionais e relatórios

As 24 cidades da Rede Urban95 têm desenvolvido inúmeras políticas e ações para a primeira infância. Os documentos a seguir registram o histórico de boas práticas em tomada de decisão com base em dados, espaços públicos e natureza, serviços e mobilidade para as famílias.

Retrospectiva Rede Urban95 Brasil 2021 – O QUE ACONTECEU NAS 11 CIDADES DO CICLO 2020

Como as cidades do ciclo de 2020 da Rede Urban95 estão pensando a primeira infância? Nesta publicação, o Instituto Cidades Sustentáveis mostra as iniciativas que os municípios têm desenvolvido sob a perspectiva de bebês, crianças pequenas, gestantes e cuidadores.

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JORNADA URBAN95 – O que aconteceu nas 11 novas cidades da rede, DO CICLO 2021

Em agosto de 2021, onze cidades juntaram-se à Rede Urban95. Foram 5 meses juntos em um ano desafiador. Nesta publicação, o Cecip mostra os avanços e debates realizados junto aos novos municípios da Rede para oferecer um bom começo a crianças pequenas, gestantes e cuidadores.

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O que já aconteceu nas cidades urban95 e o que vem por aí

Produzida pelo Instituto Cidades Sustentáveis, organização que mobiliza a Rede Urban95, esta é uma publicação parcial, elaborada para contar sobre os avanços e aprendizados do projeto até dezembro de 2020 e inspirar as cidades que fazem parte da Rede.

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