Para inspirar e ajudar gestores municipais a entenderem a importância de investir na primeira infância, a Rede Urban95 Brasil disponibiliza materiais de apoio, com ideias e exemplos de boas práticas no mundo. Faça o download gratuitamente.
Manifesto Urban95
Neste documento são apresentadas as características de uma cidade Urban95, visando ajudar as lideranças das cidades a lidar com os enormes desafios que as crianças pequenas e seus cuidadores enfrentam todos os dias.
Guia Urban95 – Ideias para ação
O guia Urban95 foi criado para ajudar governos municipais e seus parceiros da sociedade civil a entenderem a importância de investir nos bebês, crianças pequenas e nas pessoas que cuidam deles, e para proporcionar ideias factíveis e orientação sobre como realizá-las.
Espaços públicos e natureza
Nesta seção, você encontra guias, jogos e publicações para apoiar gestores e equipes técnicas a implementar ações de planejamento urbano para a primeira infância, priorizando o contato com a natureza e a ocupação de espaços públicos.
Ideias para Parquinhos para crianças de 0 a 3 anos
Esta publicação é dedicada a parquinhos, praças e parques e levanta questões pertinentes às necessidades de crianças de 0 a 3 anos e de seus cuidadores. Em vez de chegar a conclusões definitivas, fornece princípios e sugestões que inspirem administradores públicos, legisladores, projetistas e cidadãos a explorar ideias novas e criativas. O guia é parte do projeto Istanbul95.
pARQUES NATURALIZADOS: paisagens para o brincar
Criada pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, a publicação Parques Naturalizados, a publicação defende a construção de parques naturalizados para aproximar crianças em contexto urbano da natureza. No livro, gestores e equipes técnicas podem encontrar sugestões de como criar projetos e políticas públicas que contemplem parques e pátios naturalizados, e também dicas de como escolher espaços, fazer a manutenção e chamar a comunidade para se apropriar destes espaços verdes.
Manual para Praças da Infância de Recife
A publicação realizada pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), a Prefeitura de Recife e a Fundação Bernard van Leer, com elaboração do Estúdio +1, traz diretrizes conceituais, técnicas e boas práticas para fomentar a criação de praças para a primeira infância na capital de Pernambuco. Reconhecendo a importância destes espaços para as crianças da cidade, o guia indica possíveis estruturas e estratégias para o desenvolvimento de novos espaços.
Qualidade do ar e a primeira infância
Este material, desenvolvido no âmbito da parceira com o WRI Brasil para o Programa Urban95, iniciativa da Fundação Bernard van Leer, detalha os efeitos nocivos da poluição do ar à saúde das crianças e apresenta ações para minimizá-los.
Guia de brinquedos e mobiliários
A publicação online apresenta 14 sugestões de brinquedos e mobiliários que podem compor um parque ou pátio naturalizado. Cada estrutura está em formato de ficha para download e detalha materiais necessários, quais habilidades são instigadas por meio da estrutura, e também um passo a passo completo para a construção e implementação do mobiliário. O Guia foi produzido pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, em parceria com a Fundação Bernard van Leer, em parceria com o Ciranda da Vida.
Mobilidade para famílias
Nesta seção, você encontra guias e jogos para desenvolver políticas públicas que incentivem amplas possibilidades de mobilidade para crianças e cuidadores, explorando diferentes escalas, da cidade ao bairro, do planejamento ao desenho urbano.
Guias para o desenvolvimento de bairros amigáveis à primeira infância (bapis)
As quatro publicações constituem o conjunto de guias para o desenvolvimento de Bairros Amigáveis à Primeira Infância (BAPIs). Desenvolvidos em parceria com o IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil, oferecem ferramentas e conhecimentos baseados na realidade brasileira para que gestores urbanos e projetistas possam incluir a perspectiva da primeira infância e de seus cuidadores no planejamento, no desenho urbano e na gestão dos bairros.
O jogo como ferramenta – Boas práticas urbanísticas para a Primeira Infância brasileira
Em formato lúdico, próprio para atividades que envolvam crianças, o jogo também pode ser usado com gestores públicos e organizações que buscam encontrar soluções para os problemas associados à primeira infância. A brincadeira propõe trazer novos atores para participar do planejamento e da escolha de soluções para seu território
Caderno com instruções >> As cartas do jogo >> Ficha síntese >> O tabuleiro >>
Site do projeto >>
desenhando ruas para crianças
Esse guia captura as melhores práticas, estratégias, programas e políticas internacionais que as cidades ao redor do mundo têm usado para projetar espaços que permitem que crianças de todas as idades e habilidades utilizem o bem mais abundante das cidades – as ruas. Nele, há recomendações de design e estudos de caso que destacam ruas seguras, agradáveis e inspiradoras para crianças e cuidadores.
Cidades para brincar e sentar: uma mudança de perspectiva para o espaço público
Esta publicação, do Instituto Alana e do Criança e Natureza, apresenta um passo a passo do processo de intervenção no espaço público nas cidades de Griesheim e Brühl, que levou em conta a participação e os interesses de crianças, idosos e de quem tem mobilidade reduzida. O guia detalha etapas do planejamento e a identificação de rotas relevantes, mapeadas por crianças e idosos, que resultaram na escolha dos locais para a instalação de objetos para brincar e sentar.
Primeiros passos: mobilidade urbana na primeira infância
sumários executivos “pOR UM MÉTODO DE ESCUTA SENSÍVEL” E “ESCUTA DE CRIANÇAS SOBRE A NATUREZA E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS”.
Entre 2018 e 2020, os consultores Ana Cláudia Leite e Gandhy Piorski ouviram crianças das cinco regiões do Brasil para entender como elas enxergam a natureza e o que pensam de temas relacionados a mudanças climáticas, como poluição e desmatamento. O resultado pode ser conferido nas publicações Por um método de escuta sensível das crianças, que apresenta a metodologia da pesquisa, e Escuta de crianças sobre a natureza e as mudanças climáticas, que traz as produções e narrativas das crianças que dialogam com a questão ambiental.
Ver publicação Por uma Escuta Sensível >>
Ver publicação Escuta de crianças sobre a natureza e as mudanças climáticas >>
CIDADE QUE BRINCA
O projeto Criança Fala, realizado entre 2015 e 2017 no bairro do Glicério, em São Paulo, foi uma experiência de construção da cidade a partir da perspectiva diversa e única das crianças. Neste livro, escrito pela socióloga Nayana Brettas e com prefácio de Francesco Tonucci, são compartilhadas metodologias e aprendizados sobre o projeto, e como é possível construir uma cidade mais amigável para crianças a partir de seus próprios olhares.
mÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA: uM GUIA PARA CIDADES URBAN95
O Guia Mês da Primeira Infância é um material de apoio e incentivo para cidades que estão se preparando para o Mês da Primeira Infância, que acontece em Agosto. A publicação material traz ideias de atividades voltadas a crianças, cuidadores, gestores e profissionais da rede de apoio, além de sugestões de como criar uma programação inclusiva, diversa e descentralizada.
escuta COMO ATO DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: ouvindo crianças e adultos na formulação de planos municipais pela primeira infância (pmpi).
Esta cartilha visa apoiar gestores e sociedade civil na criação de espaços de escuta para crianças e adultos durante a formulação de Planos Municipais pela Primeira (PMPI) em suas cidades. O guia contém referencial teórica sobre processos de escuta, além de sugestões de atividades e práticas para diferentes públicos.
Guia de Acolhimento Familiar
Criado pela Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora, do qual a Fundação Bernard van Leer e organizações parceiras participa, o Guia de Acolhimento Familiar proporciona uma compreensão ampla sobre o que é o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e suas principais características, parâmetros e benefícios para crianças e/ou adolescentes acolhidos.
Ciranda de formação: proposta para ciclo formativo intersetorial sobre primeira infância
Baseando-se na experiência de Sobral (CE), que têm implementado momentos formativos para todas as suas secretarias e respectivas equipes técnicas, esta cartilha explica possíveis caminhos para montar uma estrutura de formação em primeira infância para as diferentes áreas de gestão dos municípios.
LEITURA LITERÁRIA: O LIVRO COMO MEDIADOR DE ENCONTROS
A publicação propõe estratégias para aproximar crianças pequenas da literatura. A cartilha sugere formas de mediar leitura, formas de escolher livros, e também como montar ambientes propícios para momentos literários para a primeira infância e seus cuidadores.
Álbum do bebê “nossa história”
A publicação lúdica e sensível possibilita o registro dos primeiros 1000 dias do bebê, período que compreende da gestação aos dois anos de vida e que é fundamental para a construção de uma infância e uma vida adulta saudáveis. Feito para ser preenchido com informações e memórias dessa etapa, o material traz também sugestões e dicas sobre paternidade positiva, redes de apoio, educação não violenta, brincar livre e na natureza, o uso dos espaços urbanos, além de amamentação, vacinação e direitos da gestante, da família e do bebê. O álbum foi produzido pelo CECIP, em parceria com a Pistache Editorial e a Descobrir Brincando.
Publicação em PDF >>
Publicação para impressão (ideal para gráficas) >>
Vídeo>>
Projetos de leitura para a primeira infância – consultoria para cidades urban95
A publicação compila conteúdos e referências da fase formativa da consultoria Balaio de Livros que aconteceram com equipes das cidades Alcinópolis (MS), Teresina (PI) e Uruçuca (BA). O guia detalha montagens de acervo, a importância de respeitar a diversidade dos territórios e também entrega um plano de ação inicial para alavancar projetos de leitura e literatura para a primeira infância. A publicação foi desenvolvida pelo CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, com apoio da Fundação Bernard van Leer.
Mudança de comportamento
Nesta seção, você encontra ferramentas e guias que incentivam mudanças de comportamentos em cuidadores, servidores de equipamentos e serviços públicos que beneficiam a primeira infância.
pé de infância – cANTAR, BRINCAR E CONTAR HISTÓRIAS
Dentro desse kit, criado em parceria com especialistas em mudanças de comportamento da organização Allma Hub Criativo, você encontra uma série de vídeos que mostram a importância de atividades como a hora do banho, hora do recreio, hora da história, além dos cuidadores incentivando os filhos pequenos a participarem das tarefas do dia a dia, como lavar uma moto. Também mostra que as interações e as brincadeiras podem ser criadas de maneira divertida e usando objetos do dia a dia, como, por exemplo, batatas.
pé de infância – cria na paz
A caixa de ferramentas Cria na Paz propõe uma série de ferramentas para abordar a educação não violenta, e conta com minivídeos da psicanalista e escritora Elisama Santos. As ferramentas incluem materiais de comunicação para espaços públicos, posts para redes sociais, ideias para comunicação com cuidadores e estão disponíveis gratuitamente nos sites das campanhas – que fazem parte do Pé de Infância, iniciativa da Urban95 em parceria com a Allma Hub.
pé de infância – Brincar livre
A caixa de ferramentas Brincar Livre traz ferramentas que incentivam a brincadeira em momentos do cotidiano como forma de fortalecer vínculos, e teve consultoria do pediatra e sanitarista Daniel Becker. As ferramentas incluem materiais de comunicação para espaços públicos, posts para redes sociais, ideias para comunicação com cuidadores e estão disponíveis gratuitamente nos sites das campanhas – que fazem parte do Pé de Infância, iniciativa da Urban95 em parceria com a Allma Hub.
Tomada de decisão com base de dados
Nessa seção, você encontra ferramentas e guias para apoiar a coleta de dados sobre como gestantes, puérperas, cuidadores, bebês e crianças pequenas utilizam a cidade e os serviços, e a partir dos dados, realocar recursos e facilitar a coordenação intersetorial na hora de desenvolver políticas públicas.
QUALI-URB INFÂNCIA
O Quali-Urb Infância é um método para monitoramento da qualidade do ambiente urbano percebida em rotas escolares, contemplando as etapas de planejamento, coleta e análise de dados. A versão 1.0, concebida em parceria com a WRI Brasil, facilita a avaliação de atributos urbanos que tornam o trajeto até a escola a pé ou por bicicleta mais seguro, confortável e interessante a partir da percepção de cuidadores de crianças de 0 a 6 anos. A versão 2.0, ampliada junto ao Ateliê Navio, aumenta o escopo da pesquisa e torna o modelo de análise mais inclusivo, adicionando perguntas sobre barreiras que impedem cuidadores de realizar os trajetos escolares por modos ativos e condições de acessibilidade experimentadas.
Ver versão 1.0 >>
Ver versão 2.0 >>
PRIMEIRA INFÂNCIA NO OPENSTREETMAP
Os dois volumes do “Primeira Infância no OpenStreetMap” apresentados a seguir são um convite à execução de mapeamentos voltados para a primeira infância, utilizando o OpenStreetMap como ferramenta de mapeamento colaborativo. O volume 1 introduz a ferramenta, mostrando como editar, visualizar e extrair dados de mapas. O volume 2 aprofunda o uso da ferramenta.
Materiais institucionais e relatórios
As 25 cidades da Rede Urban95 têm desenvolvido inúmeras políticas e ações para a primeira infância. Os documentos a seguir registram o histórico de boas práticas em tomada de decisão com base em dados, espaços públicos e natureza, serviços e mobilidade para as famílias.
Retrospectiva Rede Urban95 Brasil 2021 – O QUE ACONTECEU NAS 11 CIDADES DO CICLO 2020
Como as cidades do ciclo de 2020 da Rede Urban95 estão pensando a primeira infância? Nesta publicação, o Instituto Cidades Sustentáveis mostra as iniciativas que os municípios têm desenvolvido sob a perspectiva de bebês, crianças pequenas, gestantes e cuidadores.
JORNADA URBAN95 – O que aconteceu nas 11 novas cidades da rede, DO CICLO 2021
Em agosto de 2021, onze cidades juntaram-se à Rede Urban95. Foram 5 meses juntos em um ano desafiador. Nesta publicação, o Cecip mostra os avanços e debates realizados junto aos novos municípios da Rede para oferecer um bom começo a crianças pequenas, gestantes e cuidadores.
O que já aconteceu nas cidades urban95 e o que vem por aí
Produzida pelo Instituto Cidades Sustentáveis, organização que mobiliza a Rede Urban95, esta é uma publicação parcial, elaborada para contar sobre os avanços e aprendizados do projeto até dezembro de 2020 e inspirar as cidades que fazem parte da Rede.
1º Encontro Brasileiro cidade das crianças em jundiaí
65 municípios brasileiros – 18 deles da Rede Urban95 – e dez países participarão de uma programação que inclui visitas técnicas a equipamentos públicos e também painéis e fóruns sobre temáticas relacionadas ao direito à educação, ao brincar, à saúde e à cultura. No link, você tem acesso aos vídeos na íntegra de todas os painéis e palestras que aconteceram no encontro, que aconteceu do dia 18 até 24 de março.