O que é a Urban95

A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. Gestores públicos e técnicos recebem apoio e capacitação sobre formas de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças a partir da experiência das cidades, identificando e atuando nos territórios onde os bebês e suas famílias estão, em especial aqueles mais vulneráveis.

Convida assim líderes, gestores públicos, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm – a altura média de uma criança de 3 anos. A iniciativa visa incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações efetivas que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.

É preciso uma cidade inteira para educar uma criança. E sabemos, uma cidade boa para crianças pequenas será boa para todos. A Rede Urban95 está presente no Brasil, Israel, Peru, Turquia, Holanda, Jordânia e Índia.

CONHEÇA MAIS A URBAN95


Principais Eixos

Qual o foco da Urban95?

As intervenções Urban95 ajudam as cidades a promover mudança de comportamento, promovendo interações parentais positivas, hábitos saudáveis, aumento ao acesso e ao uso dos serviços que as famílias precisam e redução do estresse nos cuidadores. As intervenções estão organizados em quatro eixos estruturantes:

Tomada de decisões com base em dados

Coletar dados sobre crianças pequenas e seus cuidadores em cada bairro e usá-los para melhorar a alocação de recursos e facilitar a coordenação entre os diferentes setores.

Saiba mais

Espaços públicos e natureza

Transformar os espaços físicos existentes em lugares onde as crianças pequenas brinquem sem perigo e explorem a natureza e para que seus cuidadores se encontrem e descansem.

Saiba mais

Mobilidade para famílias

Permitir que cuidadores e crianças pequenas possam caminhar ou andar de bicicleta até serviços de saúde e creches, assim como a lugares onde seja possível brincar sem perigo e a encontrar fontes de alimentação saudável.

Saiba mais

Utilização de Serviços

Apoiar programas e políticas que informem os pais e cuidadores sobre o desenvolvimento da primeira infância e compartilhem estratégias e boas práticas para o desenvolvimento infantil.

Saiba mais


Urban95 no Brasil

A Rede Urban95 Brasil surgiu com o objetivo de promover, desenvolver e fortalecer programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos nas cidades brasileiras.

A iniciativa apoia os municípios na elaboração de diagnósticos locais sobre a experiência e o acesso do público infantil e seus cuidadores aos espaços urbanos, disponibilizando dados para embasar a construção de políticas públicas mais assertivas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais.

Oferece, também, apoio técnico nos temas de urbanismo e mobilidade, com foco em crianças pequenas e seus cuidadores, além de consultoria para o aprimoramento de ações e políticas públicas na área.

Integram a Rede Urban95 Brasil 27 municípios: Alcinópolis (MS), Alfenas (MG), Aracaju (SE), Belo Horizonte (BH), Benevides (PA), Boa Vista (RR), Brasiléia (AC), Campinas (SP), Canoas (RS), Caruaru (PE), Cascavel (PR), Colinas (RS), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jundiaí (SP), Mogi das Cruzes (SP), Niterói (RJ), Paragominas (PA), Pelotas (RS), Recife (PE), Salvador (BA), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Sobral (CE), Teresina (PI) e Uruçuca (BA).

Confira os municípios no mapa completo:

 

Cada uma das 27 cidades conta com apoio técnico da Rede Urban95 Brasil, com foco no aprimoramento e consolidação de programas temáticos. O projeto segue as seguintes frentes de trabalho:

  • Diagnóstico detalhado sobre a primeira infância: Os dados são fundamentais para a construção de políticas públicas que reflitam as necessidades reais das cidades e de seus cidadãos. Com informações qualificadas em mãos, gestores podem tomar decisões mais acertadas;
  • Assessoria técnica em mobilidade e planejamento urbano para transformação dos acessos e espaços públicos na cidade;
  • Aprimoramento de políticas e programas: Especialistas em políticas públicas apoiam na localização de prioridades nos territórios, especialmente para políticas voltadas à primeira infância já existentes;
  • Apoio à construção de um documento intersetorial que oriente as políticas públicas, programas e projetos a serem realizados no município, apresentando estratégias para garantir sua sustentabilidade ao longo do tempo;
  • Suporte para a construção e implementação de campanhas de mudança de comportamento: Capacitação a partir de metodologias com foco na melhoria da qualidade das interações entre cuidadores, bebês e crianças pequenas;
  • Narrativas de comunicação com grupos locais: Rede de jornalistas e comunicadores da sociedade civil para fomentar pautas relacionadas à primeira infância e a construção de uma narrativa sobre a infância que se integre ao desenvolvimento urbano sustentável.

Idealização

A Rede Urban95 é uma iniciativa idealizada pela Fundação van Leer e coordenada no Brasil pelo Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP).

Fundação Van Leer

A Fundação van Leer é uma fundação privada holandesa que busca desenvolver e compartilhar o conhecimento de experiências que funcionam no desenvolvimento da primeira infância. Ela fornece apoio financeiro e expertise para parceiros de governos, sociedade civil e privada para ajudar no teste e ampliação de serviços que efetivamente melhorem a vida de crianças pequenas e suas famílias.

Nos últimos 50 anos, trabalhou em todas as regiões do mundo e firmou parcerias em mais de 25 países, levando a inovações na prestação de serviços e treinamento, amplamente adotados por governos e organizações sem fins lucrativos, sobre como incrementar a saúde, nutrição e educação de crianças pequenas. Saiba mais


Realização

Centro de Criação de Imagem Popular – CECIP

O Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), fundado em 1986, tem como compromisso institucional induzir políticas públicas para o aperfeiçoamento da cidadania e a construção de uma educação para todos. Em diversos projetos, ao longo de quase três décadas, consolidou o seu compromisso com as crianças, valorizando seu protagonismo e sua participação na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Em sua gestão da Secretaria Executiva da RNPI – Rede Nacional Primeira Infância 2015/2017, o CECIP desenvolveu, com o apoio da Fundação van Leer, a Plataforma Criança é Prioridade e implantou o curso online para Elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância. Saiba mais