A revisão do Plano Diretor de Sobral (CE) está concluída, e quem ganha são os bebês, crianças pequenas e cuidadores da cidade. O documento traz uma seção específica sobre primeira infância, elencando ações estratégicas para promover o vínculo entre crianças e natureza, a ocupação de espaços públicos pelos pequenos, melhorias nas áreas verdes e de lazer, requalificação de sistema de transporte e a implementação de planos de rotas de infância e percursos escolares. O plano ainda prevê a criação de um Comitê Municipal de Participação Infantil.
Sancionada pelo prefeito Ivo Gomes no dia 24 de novembro, a revisão do novo plano diretor contou com ampla participação da sociedade civil. Durante a elaboração do instrumento, as escolas tornaram-se pontos de encontro para audiências territoriais. Crianças e cuidadores participaram ativamente, contribuindo com suas perspectivas sobre o ambiente urbano desejado. As demandas incluíram a expansão de calçadas, o aumento da arborização e a criação de espaços públicos mais propícios à interação e ao desenvolvimento saudável da primeira infância.
“O conjunto de leis determinará o crescimento e desenvolvimento da cidade nos próximos dez anos. Todo o Plano foi partilhado com a sociedade, nos bairros da sede e em todos os distritos que fazem parte de Sobral. É um orgulho para todos nós”, afirma Marília Ferreira Lima, secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente.
O Plano Diretor é o principal instrumento da política urbana, responsável por orientar o planejamento e a ocupação do solo urbano, tomando por base os interesses da coletividade, como a preservação da natureza e do patrimônio histórico cultural. Saiba como outras cidades incluíram a perspectiva da primeira infância no Plano Diretor em matéria do site Urban95.