Prefeitos, gestores e servidores das cidades que implementam a iniciativa Urban95 no Brasil estiveram presentes no webinar Retrospectiva Urban95 2020-2024: Avanços para a primeira infância, que aconteceu dia 19 de novembro, organizado pelo CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular. O último encontro do ano reconheceu e celebrou o compromisso desses atores com as políticas públicas para a primeira infância, bem como a vitalidade do trabalho em Rede, que promoveu ao longo dos últimos anos trocas de experiência entre os municípios.
Claudia Vidigal, representante da Fundação Van Leer no Brasil,apresentou alguns dados sobre a parceria entre as gestões municipais e a iniciativa Urban95: 22 Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI) se tornaram leis; 250 novos espaços foram criados, favorecendo o contato entre crianças e natureza; e 51 equipes participaram da Urban95 Academy, programa de formação de gestores sobre a primeira infância desenvolvido pela Fundação Van Leer em parceria com a London School of Economics (LSE).
“Apostando na vontade política, investimento e capacidade técnica de seus servidores, as cidades da Rede Urban95 se tornaram referência de criação de políticas públicas para a primeira infância em seus estados e para todo país”, a representante destacou.
Boas práticas Urban95
Grande parte dessas práticas foram sistematizadas nos Cadernos de Boas Práticas Urban95, série de 3 volumes que reúne exemplos de intervenções físicas, programas, serviços e políticas públicas, divididas nos três eixos trabalhados pela iniciativa: espaços públicos e natureza; programas e serviços e governança e sustentabilidade.
Acesse as Publicações:
– Volume 1: Espaços públicos e natureza
– Volume 2: Programas e serviços
– Volume 3: Governança e sustentabilidade
O encontro ainda teve um momento de microfone aberto, com falas das prefeitas Luziane Solon, de Benevides (PA), Paula Mascarenhas, de Pelotas (RS), do prefeito Luiz Fernando Machado, de Jundiaí (SP), e do vice-prefeito Élcio Batista, de Fortaleza (CE). Vital Didonet, especialista em primeira infância, elogiou a Rede como um lugar atento à criança no território, e por isso, capaz de formular políticas públicas que façam sentido para elas e seus cuidadores.
O secretário de assistência social de Cascavel (PR) Hudson Moreschi trouxe o exemplo de como a parceria com a Urban95 transformou o trabalho da sua pasta: “Antes tínhamos um tabu dos profissionais de atendimento de assistência social não se sentindo capazes de atender crianças de e primeira infância, e hoje mais de 300 crianças e suas famílias são atendidas nos programas.”
Os pontos focais Marcelo Peroni, gestor de cultura de Jundiaí (SP), e Luciana Lima, secretária executiva de primeira infância de Recife (PE) também compartilharam os aprendizados proporcionados pelo trabalho em Rede.
Assista ao webinar na íntegra: