Inscrições abertas para novas cidades fazerem parte da Urban95

15/01/2025 Blog, Institucional

Municípios de todo o Brasil interessados em participar da iniciativa Urban95 já podem fazer suas inscrições para participar do novo ciclo do projeto. Basta que as cidades assumam o compromisso de desenvolver e aprimorar políticas públicas voltadas à primeira infância para se candidatarem à rede global da Fundação Van Leer, coordenada no Brasil pelo CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular.

A proposta da Rede Urban95 é repensar as cidades sob a perspectiva das crianças, implementando políticas que estimulem interações positivas, ampliem o contato com a natureza e garantam a equidade e a qualidade dos programas e serviços voltados para bebês, crianças pequenas e suas famílias.

Caminho da Primeira Infância em Boa Vista (RR). Foto: Fernando Teixeira

A Urban95 está presente em quase 100 cidades pelo mundo. No Brasil, somos 28 municípios, mas queremos crescer.

Os municípios que integram a rede recebem suporte para criar um Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), apoio para desenvolver ou consolidar uma boa prática, acesso a materiais formativos e oportunidades de capacitação nacional e internacional. Além disso, têm a chance de estabelecer conexões e trocar experiências com outras cidades comprometidas em se tornarem mais acolhedoras para a primeira infância.

Caminho da Primeira Infância em Boa Vista. Foto: Fernando Teixeira

Como ingressar

Para fazer parte da Rede Urban95, é essencial que o prefeito ou prefeita e demais gestores públicos estejam comprometidos com a priorização da pauta da primeira infância em suas agendas de governo. Os projetos são desenvolvidos diretamente com as prefeituras. Não serão aceitas inscrições de pessoas físicas, ONGs ou instituições privadas.

Programa Família Que Acolhe, em Boa Vista. Foto: Fernando Teixeira

As cidades interessadas devem preencher o formulário de pré-inscrição disponível no site da Urban95. A chamada permanecerá aberta permanentemente para cidades interessadas em fazer parte da iniciativa.

Quem já faz parte

Em Boa Vista, a entrada na Rede foi essencial para ampliar o alcance dos serviços de parentalidade positiva: “A partir da Rede Urban95, conseguimos descentralizar com qualidade para todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)”, explica Andreia Neres, secretária municipal de Projetos Especiais. A cidade também lançou o programa Paternidade Boa, que incentiva a participação ativa dos homens no cuidado das crianças.

Já em Recife (PE), a parceria com a Urban95 é de longa data e conta com muitos projetos que transformam as infâncias. Um deles é o programa Família +, que fortaleceu o papel dos cuidadores nas escolas de educação infantil, segundo conta Luciana Lima, secretária-executiva de Primeira Infância do município. Outra ação destacada é a elaboração do kit metodológico do programa Mãe Coruja Recife. O programa envolve diversas pastas da prefeitura, que trabalham de forma conjunta para oferecer atenção integral à família durante toda a gestação, parto e puerpério, até os seis anos de idade da criança.

Veja os depoimentos de outras cidades que fazem parte da Rede: