O CMEI Baronesa de Sauípe, em Salvador (BA), acaba de ganhar um pátio naturalizado. O município transformou um ambiente antes dominado pelo concreto em um espaço para brincar e aprender em contato com a natureza. A ação foi realizada com base no Guia Pátios Naturalizados nos Centros de Educação Infantil de Salvador (BA) e inspirado no primeiro pátio naturalizado da cidade, no CMEI União da Boca do Rio, que teve apoio técnico do CECIP e do Coletivo Taboa, pela Urban95.
O pátio, que era composto principalmente por bloquetes intertravados e piso emborrachado, agora tem trechos de grama e terra batida com um caminho sensorial, uma caixa de areia, uma cozinha da natureza, um túnel com escalada (“casa do hobbit”) e mobiliários que estimulam o equilíbrio e o movimento. Além disso, foram plantadas espécies frutíferas, como jambo, goiaba, pitanga e jabuticaba, e de árvores nativas, como ipês e resedás.
A iniciativa foi conduzida pelo Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi), em parceria com as secretarias de Educação; de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal; e de Manutenção, e contou com participação das crianças e da comunidade em sua implementação.