Alcinópolis inaugura primeiro parque naturalizado

A cidade de Alcinópolis (MS) viveu um momento marcante com a inauguração de seu primeiro parque naturalizado, em maio de 2023, na praça da Bíblia.

Primeiro parque naturalizado de Alcinópolis estimula as brincadeiras, a convivência, a criatividade e o aprendizado. Fotos: Alicce.

A iniciativa foi resultado de esforços conjuntos entre a Secretaria de Educação e outras pastas, como Meio Ambiente e Obras e Desenvolvimento, que enxergaram na proposta uma oportunidade para proporcionar interação e conexão da primeira infância com a natureza.

Espaços naturalizados

O parque naturalizado teve assessoria técnica de Guilherme Blauth, especialista no tema, e foi a finalização de uma oficina prática com 30 servidores da cidade. Guilherme compartilhou sua expertise e apresentou propostas para a construção de parques alinhados com as necessidades da comunidade local. A proposta é que essa equipe replique os espaços naturalizados em outras praças e equipamentos da cidade.

Parques naturalizados proporcionam espaços seguros e lúdicos para bebês, crianças pequenas e cuidadores estarem em contato com a natureza. 

Os parques naturalizados consistem em espaços especialmente planejados com elementos naturais, utilizando materiais de poda, como troncos de árvores de diversos tamanhos e formatos. Com isso, garante um ambiente aconchegante e lúdico para que crianças possam interagir e explorar a natureza.

Inauguração

A inauguração contou com a presença dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Brenno Crisóstomo Duart e da Escola Municipal Alcino Carneiro (EMAC), além dos educadores, dos servidores municipais e da comunidade local.

Diversas autoridades também prestigiaram o evento, entre elas o prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva, o vice-prefeito Valter Roniz, o especialista em parques naturalizados Guilherme Blauth, o secretário de Educação Jesus Aparecido, o secretário de Desenvolvimento Nahur Tito, o secretário de Assistência Social Aloísio Martins e os vereadores Ademir Müller, Evaldo Furtado e Rosangela Campos.