Área de Brincar torna entorno escolar mais seguro e atrativo em Mogi das Cruzes

A participação ativa de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento do espaço urbano traz resultados positivos para toda a população. É isso que revela a avaliação feita com crianças e moradores que moram e transitam no entorno do Espaço de Brincar do Jardim Aeroporto, em Mogi das Cruzes (SP). A iniciativa promoveu a requalificação do território, que contém três creches, uma EMEF e uma UBS.

Fotos: Lethicia Galo/Luiza Aba

Entregue à população em dezembro de 2022, o quarteirão agora conta com calçadas e esquinas ampliadas com pinturas lúdicas, novas placas de comunicação, arborização e, é claro, mais espaços de brincar. Essas transformações foram implementadas a partir de um processo de escuta das crianças, que viram seus desenhos e sonhos para o bairro onde moram se tornar realidade. Seus desejos foram: mais brinquedos, mais natureza e calçadas mais seguras. Os adultos da comunidade também foram envolvidos nas decisões, por meio de encontros de sensibilização, cocriação e construção.

O espaço traz a oportunidade de que as crianças e as famílias possam ter vivências para além do horário das unidades escolares e também aos finais de semana. “Para a criança este é um espaço muito significativo. Estamos criando ambientes estimulantes para que elas tenham oportunidade de ser criança. A primeira infância é uma prioridade da gestão e estamos começando pelos bairros mais distantes, pelas crianças que precisam mais”, disse o prefeito Caio Cunha, durante a inauguração do local.

A avaliação revelou como o projeto impactou a dinâmica urbana. Houve melhora na percepção de segurança e na presença de mais pessoas circulando pelo local, conforme mostram os dados:

  • O número de pessoas que usa o espaço semanalmente aumentou de 86,6% para 93,3%
  • Para 86,7% dos moradores, há mais crianças brincando no entorno
  • Para 66,7% das pessoas, as ruas ficaram mais seguras
  • Para 93,3% das pessoas, o entorno ficou mais atrativo para cuidadores
  • 94% das crianças se sentiram ouvidas e contempladas durante o processo

Para mais informações sobre o projeto, assista ao vídeo:

Espaço de Brincar do Jardim Aeroporto

Iniciativa: Urban95
Realização: Prefeitura de Mogi das Cruzes e Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP)
Apoio: Fundação Van Leer (FVL)
Apoio técnico: CoCriança