Belém cria evento para articular setores em torno da primeira infância

Belém (PA) deu início a uma série de encontros mensais para debater temas relacionados à primeira infância, reunindo sociedade civil, especialistas, servidores e secretários. A primeira edição do “Papo de Primeira: Cidade Amiga da Criança”, promovido pela Superintendência da Primeira Infância do município, reuniu cerca de 30 especialistas e representantes de instituições da área da infância no último 27 de maio, no Auditório Solene da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA).

A consultora em urbanismo pela Urban95, Marieta Colucci, durante a primeira edição do “Papo de Primeira”. Crédito: Elck Oliveira/Prefeitura de Belém

O evento, que contou com a participação da iniciativa Urban95, representada pela consultora em urbanismo pelo CECIP, Marieta Colucci, discutiu formas de tornar os espaços urbanos mais adequados para a primeira infância. Marieta apresentou a Urban95, destacando a importância da transformação dos ambientes urbanos a partir da perspectiva da primeira infância, especialmente em temas como clima e natureza. “83% das crianças brasileiras vivem em cidades, e nem sempre esses espaços são acolhedores para elas”, ressaltou.

A superintendente da Primeira Infância de Belém, Flávia Marçal, reforçou o intuito do “Papo de Primeira” em entrevista ao jornal O Liberal: “O objetivo é justamente mostrar para a sociedade a importância de uma articulação intersetorial na garantia dos direitos da primeira infância, sobretudo na Amazônia”.

A primeira edição do “Papo de Primeira” reuniu representantes da Guarda Municipal de Belém, da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Fasepa), da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Fonoaudiologia, do Unicef, da Polícia Militar, da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e da Agência Reguladora Municipal de Belém (Arbel).

Belém adere à Rede Urban95

O Papo de Primeira integrou a programação da Semana do Brincar, cuja abertura aconteceu em 24 de maio, no Bosque Rodrigues Alves. Durante o evento, a Prefeitura assinou simbolicamente a adesão à Rede Urban95. O prefeito Igor Normando anunciou a primeira ação no âmbito da parceria: a revisão do projeto do Horto Municipal, que se tornará uma praça da primeira infância. “Nós vamos ter a primeira praça da primeira infância de Belém e uma das primeiras em toda a Região Norte”, destacou em entrevista à Agência Belém.

Cerimônia simbólica oficializa entrada de Belém na Rede Urban95. Crédito: Liliane Moreira/Prefeitura de Belém

A abertura da Semana do Brincar atraiu mais de 4 mil pessoas ao Bosque Rodrigues Alves, com atividades lúdicas gratuitas, apresentações culturais, vacinação, conscientização sobre violência infantil e ações de conexão com a natureza, como trilhas ecológicas .

Além disso, como parte de sua adesão à Rede Urban95, Belém está desenvolvendo o projeto Escolas Verdes e Resilientes, com consultoria do Ateliê Navio, parceiro técnico Urban95. Esse projeto também será implementado em Benevides (PA) e Fortaleza (CE).