5 ideias criativas para incrementar a atenção básica para crianças e famílias

Um dos princípios básicos da atuação em rede é a troca de experiências, o intercâmbio de ideias, as inspirações que podem surgir na atuação coletiva e em prol de uma causa comum. Na Rede Urban95 Brasil, os 24 municípios refletem a diversidade regional brasileira e estão em diferentes momentos na implementação de políticas públicas voltadas à primeira infância. E está justamente aí a riqueza desse processo: aprender com o diferente, apoiar quem está no começo da trajetória, ter as boas práticas como referência.

Rede Urban95 tem exemplos práticos de atenção à bebês e famílias (Crédito: Felipe Cardoso/Urban95 Brasil)

Pensando nisso, selecionamos ideias inspiradoras para a atenção básica à primeira infância:

1. Considerar a circulação de famílias com crianças na primeira infância no espaço físico dos equipamentos. Opções nesse sentido podem incluir uma sala de espera com área para bebês e crianças pequenas brincarem, banheiros com trocador (acessíveis a pessoas de todos os gêneros), bebedouros e torneiras em altura reduzida, área para estacionar carrinhos, espaço para amamentação, entre outros;

2. A criação de grupos de troca entre gestantes (preferencialmente, com idade gestacional próxima), em que podem ser abordados temas relacionados à gestação e aos cuidados com o bebê, como amamentação, preparação para o parto, mudanças na dinâmica familiar. Estes espaços facilitam a criação de vínculos comunitários e fortalecem a rede de apoio entre as mães e famílias, o que será valioso para a maternidade e parentalidade;

3. Oficinas de fortalecimento de vínculos entre cuidadores e bebês, com atividades como: mediação de leitura, contação de histórias, música, dança, livre brincar, artes, brincadeiras facilitadas, atividades na natureza. Além de prazerosos, esses momentos facilitam a interação de qualidade entre bebês/crianças e seus cuidadores, um dos fatores que promovem o desenvolvimento infantil saudável. Vale pensar intersetorialmente para a oferta de ações específicas, como ações de leitura com a Secretaria de Cultura e atividades na natureza com a Secretaria do Meio Ambiente;

4. Oferecer atividades físicas em grupo para gestantes (como yoga, dança materna, alongamento etc). São iniciativas que contribuem para o fortalecimento da saúde da gestante, bem como a criação da rede de apoio à família. Da mesma forma, aqui também é possível atuar de forma intersetorial, principalmente com a Secretaria de Esporte;

5. Propor oficinas para registros de história de vida do bebê e da família (“álbum do bebê” ou “álbum da família”). Esta prática auxilia na elaboração sobre as mudanças na vida familiar e na construção da identidade e do pertencimento do novo membro da família.

Boas práticas na Rede Urban95

Algumas experiências já vêm sendo testadas em municípios brasileiros, outras ainda são recomendações práticas dos especialistas e que podem servir como ponto de partida para novas políticas públicas. Conheça algumas práticas das cidades que integram a Rede Urban95 Brasil:

– No Recife (PE), o Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos acaba de inaugurar a primeira “Bebeteca” da cidade. O espaço, totalmente dedicado à primeira infância, vai acolher famílias e suas crianças, propiciando momentos de interação. Enquanto as crianças exploram o ambiente planejado para exercitar a criatividade e a autonomia, os adultos têm a oportunidade de observar e acompanhar a experiência. O espaço para a primeira infância no ambiente da biblioteca aproxima crianças e família do universo da leitura, literatura e conhecimento. O espaço foi cuidadosamente montado com equipamentos e materiais que propiciam um ambiente favorável a todas as suas dimensões de desenvolvimento: física, cognitiva, linguagem e socioafetiva.

– Em Boa Vista (RR), o projeto Baby Spa, lançado em 2019,  busca incentivar o cuidado e o desenvolvimento das crianças nos primeiros meses de vida. O espaço é um ambiente inovador, que oferece massagem Shantala e hidroterapia com banhos relaxantes de ofurô, entre outras atividades. Em 2021, o projeto foi ampliado e uma lei municipal prevê a instalação de baby spa nas Unidades Básicas de Saúde e Família Que Acolhe (FQA).

– Em Cascavel (PR), equipes dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Convivência de Cascavel estão promovendo um ciclo de oficinas on-line para planejar ações voltadas a gestantes, puérperas, famílias e crianças de zero a seis anos. A proposta é combinar discussões teóricas e metodológicas com momentos voltados para a construção concreta dos planejamentos e reflexões sobre a prática, tendo ainda convidados em alguns encontros para compartilhamento de experiências. Entre as iniciativas oferecidas para gestantes e crianças estão as práticas com Bebês e Crianças Pequenas sob a perspectiva da abordagem Pikler (sobre aprender a olhar a criança a partir de si mesma, das suas possibilidades e dos seus limites), a Casa da Árvore (sobre brincar e conversar com crianças e suas famílias) e as Redes de Apoio.