5 lições de Fortaleza para as novas cidades Urban95

Ao longo dos últimos anos, a cidade de Fortaleza (CE) vem desenvolvendo uma série de políticas públicas para a primeira infância. Por isso, o município foi um dos anfitriões do webinar de boas-vindas das novas cidades Urban95, e apresentou 5 lições de Fortaleza na implementação de ações para a primeira infância.

O evento foi realizado pelo CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, instituição responsável pela integração das novas cidades à iniciativa. Além de Fortaleza, o encontro contou com a recepção de Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí (SP).

Quem representou a capital cearense foi Carolina Bezerra, primeira-dama da capital cearense entre 2013 e 2020. Em sua fala inspiradora, ela trouxe 5 lições de Fortaleza para quem está chegando agora à rede.

Confira as 5 lições de Fortaleza (CE):

1) Fazer projetos piloto

É preciso começar pequeno, segundo Carolina. Isso porque ações pontuais ajudam a traçar os caminhos para a larga escala: “É preciso primeiro experimentar e mudar rumos, porque a gente só conhece o projeto quando vai para campo”.

2) Garantir orçamento

Carolina conta que Fortaleza começou a pensar na primeira infância quando o tema ainda era pouco difundido, 10 anos atrás. “No começo, a gente implorava por verba. Hoje, com a importância que essa política tem, não podemos mais admitir isso. Precisamos lutar pelo orçamento e pela garantia deles no Plano Plurianual (PPA)”.

3) Mobilizar o gabinete do prefeito

É fundamental ter um órgão ou assessor especial vinculado ao gabinete do prefeito para articular políticas intersetoriais para a primeira infância. Carolina afirma que isso não só é possível, como necessário. Afinal, a intersetorialidade aumenta a eficiência dos projetos.

4) Implementar programas inovadores

Carolina contou que Fortaleza apostou na inovação, sem deixar de garantir os serviços básicos. “Os programas inovadores foram a chave para que as famílias começassem também a enxergar a primeira infância com outra ótica. E para que passassem a nos cobrar e a se tornarem aliadas da prefeitura”.

5) Ter bons parceiros

A lição final da anfitriã foi sobre a importância das parcerias. “Fortaleza construiu com bons parceiros, e certamente a rede Urban95 foi uma das melhores mãos que a gente segurou. E a principal mensagem que eu queria deixar é que com parceria, confiança e paciência eu tenho certeza que cada um de vocês vai brilhar na execução das políticas para a primeira infância”.

Além da acolhida dos anfitriões, o webinar de boas-vindas das novas cidades Urban95 teve a presença da diretora da Fundação Bernard van Leer, Cecilia Jones, e da representante da fundação no Brasil, Claudia Vidigal. Também participaram os prefeitos dos 11 municípios que passaram a integrar a iniciativa.

Quer saber como foi o evento? Então assista ao vídeo completo no canal do CECIP no YouTube!