Brasileia (AC) dá primeiros para Construção do Plano Municipal pela Primeira Infância

26/11/2021 Blog, Primeira infância

A Prefeitura de Brasileia (AC), concluiu a oficina “Construção do Plano Municipal pela Primeira Infância”, uma parceria da cidade com o Projeto Planos Primeira Infância, uma parceria do Instituto da Infância e Rede Urban95.

A atividade reuniu técnicos das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Planejamento, Cultura, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, todos motivados pelo desejo de beneficiar as crianças brasileenses de idades entre 0 e 6 anos.

Uma das missões do grupo de trabalho foi revisar os eixos estratégicos constantes no texto que o município concebeu em 2018 como proposta de PMPI.  “Para que a gente possa sonhar com um futuro melhor, nós temos que parar, sentar, planejar, elaborar os nossos projetos e executar”, afirmou prefeita Fernanda Hassem.

Próximos passos

As próximas ações incluem sistematizar o conteúdo produzido na oficina para validação do Comitê Municipal Intersetorial.

Em seguida, os textos serão submetidos à aprovação dos gestores de cada pasta da administração. No início de 2022, haverá uma escuta de crianças, passo fundamental para garantir que o Plano atenda às expectativas e anseios do público que se propõe a beneficiar.

Após a prefeita validar as ações finais propostas pelo Comitê, será iniciado o trabalho de redação do texto final do Plano, seguido da articulação do Comitê junto ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e à Câmara de Vereadores para aprová-lo. Por fim, a meta é chegar à homologação do Plano Municipal pela Primeira Infância de Brasileia em forma de lei em 2022.