Caixa de ferramentas visa apoiar municípios em ações de educação não violenta e de estímulo ao brincar ao ar livre

29/07/2022 Blog

Em meio à rotina atribulada dos gestores e técnicos que atuam nos sistemas públicos em atenção à primeira infância, um momento de reflexão e prospecção para o futuro pensando no que é fundamental para o desenvolvimento pleno de nossas crianças. Essa foi a tônica do primeiro passo realizado pela Allma Hub Criativo com os municípios que fazem parte da Urban95 Brasil para a finalização de um novo material de apoio às políticas públicas já implementadas ou em fase de desenvolvimento.

Organização especialista em comportamento e parceira técnica da Rede, a Allma acaba de lançar uma caixa de ferramentas (toolkits) planejada e construída coletivamente com as cidades, após um cuidadoso processo de escuta e de testes presenciais em regiões de vulnerabilidade social.

“Criamos uma ficha técnica com quatro temas fundamentais para a primeira infância, com os quais a gente deveria trabalhar a mudança de comportamento: educação não violenta, brincar ao ar livre, vacinação e amamentação. Apresentamos as fichas para todos os municípios da Rede e, a partir das pautas próprias da gestão, eles escolheram dois temas prioritários: educação não violenta e brincar ao ar livre”, explica Ana Dugaich, fundadora da Allma e diretora de estratégias criativas.

O segundo passo, conta Ana, foi promover uma chuva de ideias com os gestores e alguns especialistas no assunto. Em todas as etapas, a criança sempre esteve no centro da roda: “Todos os secretários envolvidos disseram quais eram as barreiras, o comportamento que precisava ser mudado, as dificuldades, o que seria preciso transpor. E cada um listou o que sua secretaria poderia fazer para servir a esse propósito. Depois disso, saímos com uma lista de proposições e levamos para uma sistematização que concedia uma nota para as ideias com maior potencial”.

Um dos materiais produzidos para a campanha Brincar Livre / Allma Hub

A partir daí, um cuidadoso trabalho de campo foi realizado, com objetivo de aparar as arestas de cada ideia. Ana Dugaich conta que regiões como Cidade de Deus (zona oeste do Rio de Janeiro), Grajaú (zona sul de São Paulo) e Sobral (cidade do Ceará), fizeram parte dos testes práticos.

O trabalho resultou na criação de duas caixas de ferramentas – “brincar ao ar livre” e “educação não violenta”. Cada kit é composto por 10 ou 11 peças desenhadas especificamente para o tema e elaboradas a partir das atividades de escuta e articulação com os municípios. Para cada ação há um cardápio de medidas práticas para serem iniciadas, um passo a passo completo.

O próximo passo será a implementação. Sobral, no Ceará, será o primeiro a receber o material sobre educação não violenta. E Jundiaí, em São Paulo, sobre “brincar ao ar livre”. “Todo o processo foi coletivo. Agora, estamos prontas para começar as visitas às cidades, queremos seguir trabalhando juntos”, completa Ana Dugaich.

Todos os vídeos Cria na Paz

Confira o vídeo de estreia da campanha Cria na Paz

Todos os vídeos da campanha Brincar livre

Confira o vídeo de estreia da campanha Brincar livre