Campanha #LivreParaBrincarLaFora torna a poluição do ar visível com uma grande bolha cinza

A poluição do ar é a segunda maior ameaça à saúde pública após a Covid-19. Trata-se de um problema global que afeta em especial as crianças: 93% delas respiram ar com níveis de poluição acima do recomendado.

Em comparação aos adultos, crianças inalam até 50% a mais de ar considerando seu tamanho e peso, o que aumenta significativamente a dose de poluição respirada. A ingestão desses gases poluentes, todos os dias, também causa danos ao desenvolvimento físico e cognitivo ao longo da vida.

Pequeno homem-aranha em contato com a bolha cinza da campanha #LivreParaBrincarLaFora em Fortaleza (Crédito: Felipe Cardoso/Escola de Notícias)

Diante deste cenário, a campanha global #LivreParaBrincarLaFora (originalmente Free To Play Outside) pretende tornar visível a poluição do ar e os impactos negativos na saúde das crianças e do planeta. A iniciativa foi idealizada pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, em parceria com o Parents For Future, movimento de famílias que apoiam os jovens nas suas reivindicações para conter a crise climática, e apoiada pela Fundação Bernard van Leer.

“Não existe vacina para evitar os problemas decorrentes da poluição do ar, como parto prematuro, baixo peso ao nascer, asma, complicações pulmonares e problemas no desenvolvimento físico e cognitivo. A solução está em pararmos o problema na fonte, ou seja, nos escapamentos e nas chaminés entre outras queimas, de onde saem a maioria desses poluentes”, alerta JP Amaral, coordenador do programa Criança e Natureza do Instituto Alana.

A jornada da grande bolha cinza começou em São Paulo e desde então já viajou para três outras cidades parceiras da Urban95 em todo o Brasil.

Boa Vista (RR)

Em Boa Vista, a visita da bolha cinza foi combinada com uma atividade de plantio de árvores para crianças. A atividade foi apoiada pelo Família que Acolhe, programa que atende crianças e famílias desde o nascimento até os seis anos de idade, por meio do acesso integrado aos serviços de saúde, educação e desenvolvimento social. As crianças que participaram do plantio terão uma placa com seu nome registrado na árvore.

Fortaleza (CE)

Em Fortaleza, a visita da bolha marcou o lançamento de um microparque e também o anúncio que a cidade vai desenvolver um Marco Regulatório para o Monitoramento da Qualidade do Ar na cidade com apoio da Parceria por Cidades Saudáveis, da Bloomberg Philanthropies. A iniciativa, que tem colaboração da ONU e da Vital Strategies, contempla um apoio de US$ 75 mil para o planejamento e execução do projeto.

Niterói (RJ)

Em Niterói, a bolha fez parte de um evento na Praia de Icaraí para conscientizar sobre como o trânsito contribui para a poluição do ar da cidade e promover alternativas como o ciclismo. O evento gerou grande interesse, com muitas crianças e famílias interagindo com a bolha e tirando fotos.

Assista ao vídeo em que JP Amaral explica sobre a campanha: