Em vídeo, moradores de Fortaleza comemoram a transformação de espaços públicos degradados em parques naturalizados

Aproximar as cidades e suas crianças da natureza é um dos grandes desafios dos gestores públicos, principalmente nos grandes centros. Mas as histórias emocionantes que temos acompanhado nas cidades que fazem parte da Rede Urban95 Brasil mostram que é possível transformar espaços urbanos em áreas de lazer totalmente adaptadas à primeira infância e suas famílias. 

Uma amostra dessa experiência está no vídeo que acaba de ser lançado e que retrata o projeto-piloto de parques naturalizados lançados em Fortaleza, no Ceará, em parceria com a prefeitura local. São dois locais já em pleno funcionamento: o Micro Parque José Leon, na Cidade dos Funcionários, e o Micro Parque Seu Zequinha, na Barra do Ceará.

A Rede Urban95, iniciativa da Fundação Bernard van Leer, forneceu recursos-sementes para implantar os parques, além dos conteúdos e conceitos sobre como reaproveitar terrenos e transformá-los em áreas de lazer e voltadas ao desenvolvimento das crianças, explica Mariana Carvalho Gomes, gerente de projetos e planejadora urbana da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).

Segundo ela, a Barra do Ceará, na periferia oeste, é uma das regiões mais densas de Fortaleza, com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Urbano) e com comunidades vulneráveis. O parque criado na região, diz Mariana, parte do princípio que o contato com a natureza é importante para o desenvolvimento infantil, espaço de encontro para as crianças. 

“Tudo é uma oportunidade de brincar, a gente não faz as coisas todas montadinhas, prontinhas, e ele explora, e isso é bom para a criança”, explica Mariana.

O projeto foi desenvolvido a partir de conteúdos fornecidos pela Rede Urban95, que o enriqueceram, proporcionando desafios aos limites das crianças. “A gente não entrega só uma área verde, a gente entrega uma área verde com usos, espaços de estar, brinquedos, a população se apropria e aí sim ela é convidada a entrar na natureza e a partir daí construir outras coisas”, diz.

Luiz Alberto Sabóia, presidente da fundação, afirma que a intenção é criar 40 equipamentos semelhantes na cidade. Ele explica que é um equipamento singelo, mas com muita inovação. “É um conceito simples, mas que muda a vida de quem mora no entorno.” Segundo ele, o Micro Parque Seu Zequinha era um espaço de lixo, sem vida comunitária. O projeto manteve a topografia original do terreno, reflorestou com árvores nativas e frutíferas e recuperou o manancial hídrico. 

Maria Cleani Pereira da Silva, moradora da Barra do Ceará, afirma que o local tinha muito mato, numa área escura. “Não tinha vida. Agora as crianças podem interagir e aproveitar a natureza”, comemora.

Guilherme Blauth, consultor da Rede Urban95, explica que os parques naturalizados são áreas verdes baseadas em um urbanismo e um paisagismo com elementos naturais, de preferência com árvores locais. Parte dos mobiliários e 18 brinquedos foram feitos a partir de 5 toneladas de resíduos orgânicos reciclados.

Para José Elcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza, o projeto traz benefícios de múltiplas ordens para a cidade, dando como exemplo a questão da segurança pública. “Quando você recupera áreas degradadas, e o cidadão passa a ocupar, a sensação de segurança tende a aumentar”, diz.

A moradora Francisca Liduina Carlos Damasceno afirma que antes do Seu Zequinha as crianças não tinham lazer, porque “a gente tinha medo de soltar na rua”. “Tá uma maravilha, tá tudo de bom, tá vindo gente de fora dizendo, ‘gente, como mudou, como tá lindo'”, comemora.

Assista na íntegra o vídeo sobre a experiência de Fortaleza com os parques naturalizados: