Fábrica das Infâncias Japy é um espaço cultural destinado às crianças

Em 2019, Jundiaí ingressou na Rede Urban95 Brasil e passou a receber orientações para realização de suas ações. Uma delas é a Fábrica das Infâncias Japy. No século XX, o espaço foi uma fábrica de tecelagem, com uma maioria de trabalhadoras mulheres. Em dezembro de 2021, tornou-se oficialmente a sede do Comitê das Crianças, vinculado à Unidade de Gestão de Cultura, fazendo parte do conjunto de equipamentos públicos da Prefeitura.

Assim como a antiga fábrica têxtil, a Fábrica das Infâncias leva este nome por sua nova vocação de tecer, de modo criativo e não convencional, experiências positivas e memoráveis para as crianças da cidade. É um espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre brincadeiras e infâncias.

Bebê em atividade na Fábrica das Infâncias Japy (Crédito: Pedro Amora/Prefeitura de Jundiaí)

“A Fábrica é um grande sonho porque, além de ser a sede do Comitê das Crianças, o que para nós é muito importante, nos deixa felizes em poder ocupar o espaço cultural. Queremos muito que seja só a primeira Zona da Infância da cidade”, diz Marcelo Peroni, gestor de cultura da Prefeitura de Jundiaí.

A Zona da Infância na cidade é um projeto de intervenção urbana que compreende vias com redução de velocidade, calçadas mais largas e zonas calmas para pedestres. Quem visitar a Fábrica vai poder aproveitar diversas instalações, como as pinturas do programa Jundiaí Pé de Infância, sobre a importância do olhar para a infância.

A escuta de crianças

Seguindo a ideia de que política é, sim, “coisa” de criança, Jundiaí coloca os pequenos cidadãos como foco na definição de políticas públicas. O Comitê das Crianças é um órgão formado por 28 integrantes de 8 a 11 anos que se reúne uma vez por mês para discutir como melhorar a cidade.

O processo de concepção da Fábrica contou também com a escuta especializada das crianças e esta experiência é relatada em exposições instaladas no local. As crianças do Comitê também contribuíram para a concepção do Parque Naturalizado na área verde que compõe o espaço e os alunos de escolas do entorno –  Emebs José Romeiro Pereira (o Geva), Maria de Toledo Pontes e Ramiro Araújo Filho – fizeram o percurso a pé da escola até o local e relataram suas opiniões sobre mobilidade.

Assista ao vídeo que mostra mais detalhes sobre a Fábrica das Infâncias Japy: