Fortaleza cria coordenadoria para a primeira infância

16/03/2022 Blog, Boas práticas

Intensificar, sistematizar, planejar e consolidar as políticas públicas voltadas aos cidadãos de 0 a 6 anos. Essa é a proposta da nova Coordenadoria Especial da Primeira Infância, que acaba de ser inaugurada pela prefeitura de Fortaleza (CE). A iniciativa pretende ser um estímulo para outras cidades brasileiras.

A coordenadoria está a cargo da jornalista Patrícia Alencar de Macêdo e o objetivo é fortalecer políticas públicas destinadas à infância, estimulando o desenvolvimento nos primeiros anos, com ações integradas de saúde, educação e assistência social.

Segundo Patrícia, Fortaleza foi a primeira cidade a fazer um plano municipal para a primeira infância e, agora, também se destaca ao criar a coordenadoria voltada para o tema: “A cidade já vinha trazendo nas secretarias temáticas vários projetos voltados à primeira infância. Já havia uma compreensão na gestão da importância desse tipo de enfoque”.

“Veio então o entendimento de que todos os projetos para a primeira infância deveriam ser acompanhados em uma só secretaria”, disse Patrícia, que também atua como psicóloga e tem experiência anterior em cargos públicos.

A coordenadora explica que a proposta do novo órgão não é executar projetos e programas, mas, sim, acompanhá-los e monitorá-los. Para isso, o trabalho está distribuído em três coordenadorias específicas: gestão e monitoramento de dados; educação e pesquisa; e articulação (para otimizar o trabalho entre as secretarias). “Essas três áreas estão trabalhando juntas em prol da primeira infância”, disse Patrícia.

Segundo ela, a criação da coordenadoria gera um impacto simbólico: “A partir do momento que a gestão sinaliza para a sociedade esse cuidado em criar uma pasta exclusiva para a primeira infância, é uma demonstração de atenção e de preocupação. A repercussão na cidade foi incrível, fomos muito bem acolhidos.”

Questionada sobre o que cidades que querem seguir esse caminho devem fazer, Patrícia disse: “Cada cidade conhece a sua necessidade mais emergente. Mas quem procura acolher a primeira infância como nós temos acolhido tem condições de dar esse passo. Foi uma longa caminhada até aqui. Temos projetos muito inspiradores, premiados internacionalmente. O envolvimento, o investimento na primeira infância, antecede essa decisão. Estamos super dispostos e abertos a trocar experiências com outras cidades, queremos mostrar nossa experiência aqui e aprender também”.

Parceria

Taís Costa, coordenadora do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), destacou a importância da nova coordenadoria na gestão municipal. Criado em outubro de 2021, o Laboratório faz parte da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Fortaleza (Citinova), e é responsável pelos projetos da Urban95 na cidade. A partir de agora, explica Taís, o trabalho será realizado em parceria com a Coordenadoria da Primeira Infância.

“A Coordenadoria da Primeira Infância será o ponto focal dos projetos com a Rede Urban95 e vai direcionar prioridades e fortalecer as políticas públicas voltadas para a primeira infância”, disse. “Vai fazer muita diferença para a sustentabilidade das nossas ações.”